Seu cabelo é seco ou ressecado? Saiba como tratá-los!

Você já teve ou tem essa dúvida? Normalmente denominamos os fios ásperos como fios secos ou mesmo ressecados e de fato não há muita diferença entre ambos. Tanto o cabelo seco como o ressecado possuem as cutículas capilares abertas e desprotegidas e pioram ainda mais com os fatores ambientais, como vento, Sol, poluição e agressões químicas com produtos e uso contínuo da chapinha e do secador.

8 penteados para cabelos crespos e cacheados

(Curso) Cuidados com os Cabelos

Seu cabelo é seco ou ressecado?

CABELOS SECOS

O cabelo seco surge pela falta de hidratação dos fios e não por processos químicos. Geralmente o cabelo seco está associado ao uso contínuo da chapinha. A falta de hidratação é a falta de água nos fios. Quando você passa a chapinha nos fios, note que sobe um vapor, uma fumacinha, logo, a chapinha retira toda a água que seu cabelo necessita para ser saudável e como consequência seu cabelo vai ficando SECO.

Cabelos Secos precisam de Cuidados Especiais

Outro fator associado ao cabelo seco é a hereditariedade. Como as glândulas sebáceas produzem muito pouco gordura, o cabelo é por natureza opaco, sem muito brilho, é um cabelo SECO. As escamas dos cabelos secos se abrem muito facilmente e os fios ficam ainda mais vulneráveis.

CABELOS RESSECADOS


O cabelo ressecado é um cabelo SECO PIORADO. É um cabelo ainda mais agredido que o seco. As cutículas do cabelo ressecado são ainda mais abertas que as cutículas do cabelo seco, estas se enroscam entre si, deixando o cabelo todo embaraçado. Geralmente o cabelo ressecado é causado por agressões químicas, como relaxamento, alisamento, descoloração, luzes entre outros. Os processos químicos pelos quais os cabelos passam, mudam a estrutura dos fios, aumentam o pH do cabelo, causando o ressecamento. Além da água perdida, o cabelo ressecado perdeu também proteínas.

Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

O ressecamento pode afetar qualquer tipo de cabelo, o seco, o oleoso ou misto. Portanto, mesmo que você tenha um cabelo oleoso e não fez nenhum tipo de química, mas abusa do uso da chapinha e secador, seu cabelo pode passar de seco para ressecado, tamanha as agressões sofridas. O uso da chapinha, os fatores ambientais e a falta de hidratação, agridem ainda mais os cabelos ressecados.

Chapinha passo a passo sem danificar o cabelo

O cabelo seco surge pela falta de hidratação dos fios ou por ser hereditário. Já o cabelo ressecado é um cabelo seco piorado e surge principalmente pelos processos químicos pelos quais passam”

TRATAMENTO PARA CABELOS SECOS E RESSECADOS

Mesmo surgindo por motivos diferentes, estes tipos de cabelos se beneficiam com os mesmos tratamentos, porém o tratamento dos fios ressecados precisam ser um pouco mais intensificados.

  • Produtos com Ph baixo

Especialmente o cabelo ressecado costuma ficar com os fios porosos, principalmente devido ao uso de produtos químicos. Estes, como citados acima elevam o Ph dos fios e suas cutículas ficam bem abertas.

O tratamento ideal é fazer uso de xampus, condicionadores e máscaras com Ph baixo (ácido). O tratamento contínuo com produtos de Ph baixo irão fechar as cutículas do cabelo, tornando-os mais sedosos e brilhantes.

Como escolher o shampoo certo para o seu cabelo

Algumas máscaras bem vendidas nas lojas de cosméticos que cabem no bolso e auxiliam muito nesta luta diária são:  máscaras da linha Novex em sua grande maioria possuem pH baixo, em 3,5, na embalagem já vem informando seu pH. Seda Profissional Regeneração Capilar (Ph 3,3). Haskel Mandioca e Quina Rosa (Ph 3,5), esta linha é um pouco mais cara, mas nada absurdo. Tresemmé (Ph 3,3).

Quem tem cabelo seco e ressecado deve fazer hidratação uma vez por semana ou pelo menos a cada 15 dias, com máscaras nutritivas, hidratantes e umectantes.

Cabelos: Hidratação caseira à base de cenoura

Saiba como escolher a máscara de hidratação certa para seu cabelo com o Hairstyle Rodrigo Cintra. Vale a pena ver!

  • Umectações

Fazer umectações com óleos ou manteigas vegetais são tratamentos muito eficazes para cabelos secos e ressecados, eles formam uma camada protetora nos fios, retendo e mantendo mais a umidade dos cabelos, deixando-os mais hidratados.

5 dicas para manter o visual do cabelo espetacular

A umectação com óleos pode ser feita da seguinte maneira: esquente o suficiente de óleo para seu cabelo em banho maria (até ficar morninho) e passe no cabelo seco (não precisa estar lavado) mecha a mecha. Depois lave normalmente com o xampu e condicionador Quanto mais tempo você deixar, melhor será o resultado. Tem que deixar umas 4 ou 5 horas, algumas pessoas fazem à noite e lavam no outro dia. Você também pode aproveitar e misturar estes óleos na máscara de hidratação.

7 dicas infalíveis para evitar o “Bad hair day”

Alguns óleos muito utilizados para fazer a umectação são: óleo de coco, de rícino (mamona), de abacate, de uva, azeite de oliva extra virgem. As manteigas vegetais são também muito utilizadas, como, de cacau e karité. Você encontra estes produtos em qualquer loja de cosmético.

  • Ampolas de hidratação

As ampolas de hidratação fazem efeito imediato, pois, possuem altas concentrações de vitaminas e hidratantes. Misturadas às máscaras de hidratação, potencializam ainda mais os resultados.

Veja como usar corretamente as ampolas de hidratação com o Hairstyle Rodrido Cintra

  • Finalizadores

Os finalizadores são excelentes produtos para melhorar o aspecto seco dos cabelos. Produtos à base de queratina e ceramidas são os que propiciam os melhores resultados. De preferência ao sérum, ao invés do creme de pentear, pois, ele deixam os fios muito mais macios e brilhosos. Faça o teste.

“Cabelos cacheados estão mais propensos a ficarem ressecados, pois, a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas, chegam com mais dificuldade até as pontas.”

Seu cabelo é seco ou ressecado? O que você faz/usa para melhorá-lo? Conte-nos, é sempre bom saber um pouco mais!!

Imagem: Reprodução/Internet.

9 Comentário

  1. Bella maio 20, 2014
  2. Maria Amélia Alves Pereira maio 20, 2014
  3. Amanda agosto 26, 2014
  4. Bruno setembro 8, 2014
  5. Izaiane novembro 19, 2015
  6. mary mel dezembro 7, 2015
  7. rosane fevereiro 10, 2016
  8. Barbara Santana fevereiro 28, 2016
  9. carla julho 11, 2016

Deixe um comentário