Como programar uma boa noite de sono

Todos nós precisamos de uma boa noite de sono.

Dormir bem é essencial para nos mantermos ativos e nos ajuda a desenvolver melhor as nossas tarefas diárias.

Entretanto, para conseguir uma boa noite de sono é necessário tomar alguns cuidados, pois dormir muito não é sinônimo de dormir bem.

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Alguns especialistas afirmam que um ser humano adulto deve dormir entre 6 e 8 horas por noite. Isto é, um sono contínuo, sem interrupções.

Existem muitas pessoas que encontram dificuldades na hora de dormir, e acabam buscando auxílio em remédios – calmantes fortes, em sua maioria. Entretanto, é possível conseguir uma boa noite de sono apenas modificando alguns hábitos.

como programar uma boa noite de sono

A primeira dica para dormir bem é evitar atividades que exijam muito esforço, pelo menos, três horas antes de ir se deitar.

Atividades físicas, por exemplo, acabam nos deixando muito agitados, o que dificulta na hora de dormir.

Outro ponto importante é procurar dormir sempre no mesmo horário. Mesmo com a correria do dia a dia e os inúmeros imprevistos que acontecem, o ideal é que a pessoa adquira o hábito de dormir sempre na mesma hora.

Isso faz com que o corpo entenda que ele precisa descansar a partir daquele momento.

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Uma boa noite de sono exige conforto e tranquilidade. Desta forma, é indicado que a pessoa use roupas leves. A temperatura do corpo tende a diminuir na hora do sono, então, é indicado dormir com uma manta, para os dias de calor, e um cobertor mais grosso para o período de inverno.

Encontre uma posição que seja mais confortável e ajude a adormecer. Os especialistas indicam dormir de lado, com um travesseiro entre os joelhos. Essa posição, além de confortável, ainda evita dores musculares e possíveis problemas na cervical.

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mulher dormindo de lado com o travesseiro entre os joelhos

Mantenha sempre a luz apagada na hora em que for dormir. O escuro acaba auxiliando no relaxamento do corpo e da mente.

Um banho morno também ajuda a dormir bem. A água morna relaxa os músculos e elimina a tensão do dia, permitindo que você descanse melhor.

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Evite ler ou ouvir músicas agitadas antes de dormir. Ter uma boa noite de sono consiste em descansar a mente e o corpo, e algumas leituras e músicas causam o efeito contrário.

Assistir TV antes de dormir também atrapalha, pois o corpo demora a compreender que aquele é um momento de descanso.

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assistir tv atrapalha o sono

A alimentação noturna precisa ser leve. Alimentos muito calóricos levam tempo para fazer digestão, e não dá pra dormir direito com o estômago pesado.

Algumas pessoas costumam tomar um copo de leite morno ou um chá antes de dormir. Isso realmente ajuda. Evite apenas bebidas com cafeína. E no caso do chá, opte por aqueles 100% naturais, como erva cidreira e camomila, feitos com a própria folha. Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

Em se tratando da era da tecnologia, um dos maiores inimigos de uma boa noite de sono é o celular. Para dormir bem, evite deixar o aparelho próximo a você. Caso ele sirva como despertador, deixe-o a uma distância considerável, para que você não seda à tentação de mexer em algum aplicativo caso demore pra pegar no sono.

Por fim, creio que esta seja uma das coisas mais difíceis, mas é muito importante para se dormir bem: evite pensar em coisas que precisam ser feitas no momento em que se deitar.

Deixe para pensar nos problemas e demais tarefas no dia seguinte. Quando for pra cama, procure esvaziar a mente, para que você possa descansar por completo.

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E, se de repente, você demorar pra pegar no sono, música ambiente pode ajudar. Mantras e músicas instrumentais auxiliam no relaxamento do corpo e da mente.

Programar uma boa noite de sono exige pequenas mudanças no hábito. Transformar esses detalhes em algo constante proporcionará não apenas uma excelente noite de sono, mas trará benefícios duradouros.

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Uma Resposta

  1. Fernando fevereiro 28, 2016

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