As mulheres precisam dormir mais que os homens: É o que diz a Ciência

Da próxima vez que seu namorado quiser ficar até mais tarde na rua em uma sexta-feira à noite, diga a ele que as mulheres precisam dormir mais que os homens e culpe a ciência – agora você pode!

De acordo com um novo estudo publicado pela National Academy of Sciences, as mulheres tem mais dificuldade em lidar com as complicações resultantes de noites irregulares de sono do que os homens.

Por esse motivo, os pesquisadores afirmaram que as mulheres precisam dormir mais que os homens.

Conheça: Os 20 melhores e piores alimentos para comer antes de dormir

Veja: Como programar uma boa noite de sono

Entenda por que a ciência diz que as mulheres precisam dormir mais que os homens

No estudo, os pesquisadores tiraram 18 mulheres e 16 homens de seus ambientes naturais.

Eles foram dessincronizados de um dia normal e tiveram seus ritmos circadianos (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico dos seres humanos) reprogramados para 28 horas, sem luz do dia ou horário para guiá-los.

O efeito seria semelhante entre pessoas que trabalham em turnos, como médicos, por exemplo.

Saiba: O que fazer para dormir melhor: 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

Veja: O que fazer para acabar com a insônia?

A cada três horas, durante um período de 10 dias, os pesquisadores fizeram testes subjetivos com os participantes para avaliar sonolência, esforço e humor. Ao mesmo tempo, fizeram testes objetivos de tempo de atenção, memória e controle motor.

A alteração nos ritmos circadianos produziu efeitos mais fortes nos testes subjetivos do que nos testes objetivos. Homens e mulheres relataram que estavam com sono, mas apresentaram um bom desempenho em alguns testes como o de memória, por exemplo.

No entanto, quando um longo tempo acordado coincidiu com um “turno dessincronizado”, a precisão diminuiu de forma mais acentuada nas mulheres do que nos homens.

De acordo com o autor principal do estudo, Derk-Jan Dijk, os cientistas sabem que as alterações do sono tendem a afetar mulheres mais profundamente do que homens e, por isso, as mulheres precisam dormir mais do que os homens.

Saiba: Como dormir mais rápido

Mais: Veja como melhorar o sono com Feng Shui

Em 1984, o pesquisador Rutger Wever, especialista no estudo de ritmos circadianos, relatou diferenças entre os gêneros na velocidade do ritmo circadiano humano, bem como diferenças na duração do sono quando os participantes foram estudados em ambientes de “tempo livre”.

Desde então, vários investigadores seguem o mesmo caminho e relatam essas diferenças.

O que dormir significa para você? Há algumas indicações de que as mulheres precisam dormir mais do que os homens – e elas ainda apresentam um sono mais profundo do que eles.

Os pesquisadores observaram, ainda, que as mulheres parecem mais propensas a lesões do que os homens quando trabalham em turnos fora do horário padrão.

Essa nova pesquisa sugere também que mudar o ritmo circadiano de uma mulher pode levar a alterações como mau humor e excesso de sonolência.

Caso você trabalhe em turnos como médica ou enfermeira, por exemplo, certifique-se de conseguir algumas horas adicionais de sono para não se prejudicar.Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

Veja: 7 motivos para você tirar uma soneca após o almoço

Adicionar comentário