11 coisas que você precisa fazer antes de engravidar

Cuidar de sua saúde antes de engravidar é bom para você e para o seu bebê.

Os cuidados que a mulher toma antes de engravidar tem como objetivo verificar se há quaisquer riscos potenciais para ela e para o seu bebê durante a gravidez e também resolver quaisquer problemas médicos que ela possa ter.

De um modo geral, trata-se de tornar-se mais saudável – física e emocionalmente – antes de dar o próximo passo para a gravidez.

grávida

Antes de engravidar, a mulher deve realizar uma consulta com seu ginecologista obstetra. Esse é o momento perfeito para que ela tire todas as dúvidas relacionadas à gravidez.

Durante essa consulta, alguns tópicos importantes serão mencionados pelo médico. Confira a seguir quais são esses tópicos.

Veja: 10 coisas que você deve perguntar ao seu ginecologista

1 – Histórico reprodutivo:

Isso inclui quaisquer gestações anteriores, o seu histórico menstrual, uso de anticoncepcionais, resultados de testes de Papanicolau anteriores e quaisquer doenças sexualmente transmissíveis ou infecções vaginais que você teve no passado.

2 – Histórico médico:

Isso inclui quaisquer problemas de saúde que você tem no presente para que possa ser providenciado seu controle antes de engravidar.

Veja: 22 benefícios que só quem é mãe na juventude conhece

3 – Histórico cirúrgico:

Você realizou alguma cirurgia, transfusão ou internação? Em caso afirmativo, informe o seu médico. É especialmente importante informar o seu médico sobre quaisquer procedimentos cirúrgicos ginecológicos que você tenha realizado, incluindo cirurgias para retirada de miomas ou exames Papanicolau anormais.

4 – Medicamentos atuais:

Informe o seu médico sobre qualquer medicamento que você estiver tomando. Em alguns casos, pode ser hora de fazer uma mudança para ajudar a prevenir defeitos congênitos. Informe também o seu médico sobre quaisquer medicamentos fitoterápicos ou suplementos que você toma. Esse é um passo muito importante antes de engravidar.

Veja: Planos de saúde: vantagens e desvantagens

mulher grávida

5 – Histórico de saúde da família:

Informe o seu médico sobre quaisquer condições médicas de sua família como diabetes ou hipertensão, por exemplo.

6 – Ambiente de casa e ambiente no trabalho:

Você vai falar sobre possíveis perigos – como a exposição a fezes de gato, raios-X ou solventes – que poderiam afetar sua capacidade de engravidar ou manter uma gravidez saudável.

7 – Fatores de estilo de vida:

O seu médico perguntará sobre hábitos seus e/ou de seu parceiro que poderiam influenciar a sua gravidez tais como fumar, beber álcool e usar drogas recreativas. O objetivo é ajudá-la a eliminar quaisquer hábitos que poderiam se interpor no caminho de uma gravidez saudável.

Conheça: 5 terapias para você parar de fumar

8 – Exercícios:

Informe o seu médico sobre quais tipos de exercício você faz – se você não fizer nenhum informe também. Geralmente, você pode continuar sua rotina normal de exercícios durante a gravidez, a menos que seja instruído a diminuir ou modificar suas atividades.

Veja: Os benefícios do exercício físico na gestação

exercícios na gravidez

9 – Dieta:

O seu médico perguntará o que você costuma comer e beber. É ideal já ter bons hábitos alimentares antes de engravidar. Isso inclui comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, cálcio, ácido fólico e outros nutrientes.

10 – Cafeína:

Antes de engravidar, o seu médico pode recomendar que sua dose diária de cafeína não ultrapasse 300 miligramas (mg). Lembre-se que a cafeína não se encontra apenas no café, mas também no chocolate, em refrigerantes e até certos medicamentos.

Veja: 8 segredos embaraçosos que você deve contar para o seu ginecologista

11 – Vitaminas pré-natais:

Antes de engravidar, você provavelmente terá tomar um suplemento de ácido fólico. O ácido fólico faz com que seja menos provável que seu bebê tenha problemas no tubo neural e é melhor começar a tomar antes de engravidar. O seu médico provavelmente recomendará a ingestão de ácido fólico diariamente antes da concepção e no início da gravidez.

Adicionar comentário