Alimentos que ajudam a combater a acne

Um dos maiores inimigos de homens e mulheres é a acne, que atinge milhões de adolescentes e também alguns adultos. A acne pode surgir quando algumas glândulas da pele começam a produzir sebo em excesso, fazendo com que os poros fiquem obstruídos, servindo de alimento para bactérias. Todo esse processo causa uma inflamação na pele, que é mais conhecida como cravos e espinhas.

Como acabar com a acne na idade adulta

como combater a acne

Além de manter cuidados diários com a pele – como limpeza com água e sabonete específico para pele oleosa, tirar a maquiagem antes de dormir e usar filtro solar sem óleo todos os dias -, manter uma alimentação saudável e equilibrada, é fundamental para evitar o aparecimento da acne. Isso porque a causa do problema nem sempre está relacionado à alterações hormonais, comuns durante a gravidez ou no período menstrual. A má alimentação também contribui para o agravamento do quadro da acne.

6 dicas para se livrar das espinhas


Assim sendo, não basta fazer diversos tratamentos estéticos para acabar com a acne, é preciso também mudar toda a alimentação. Alguns tratamentos e produtos até ajudam a amenizar as lesões vermelhas na pele, que ocorrem devido o entupimento ou obstrução dos poros, onde estão as glândulas sebáceas. O certo mesmo é evitar consumir alimentos que agravam o problema, e consumir alimentos que ajudam a combater a acne.

10 dicas para prevenir e tratar a foliculite

Alimentos que ajudam a combater a acne

Alimentos que devem ser evitados

Antes de saber quais são os alimentos que ajudam a combater a acne, é muito importante conhecer os alimentos que podem piorar o problema. Os alimentos com alto índice glicêmicos são os mais prejudiciais a pele, como doces, balas, bolos, tortas e outros tipos de sobremesas. Ao ingerir esses alimentos em excesso, você estará contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue.

Top 7 Alimentos que farão você dormir melhor

O leite e seus derivados também são um dos maiores vilões da pele, pois possuem uma alta concentração de hormônios, uma vez que, a acne está relacionada com o aumento da atividade hormonal. Assim sendo, o consumo em excesso de laticínios contribui para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele, causando acne.

Conheça os principais alimentos sabotadores de sua dieta

dicas para combater a acne

Alimentos que devem ser consumidos para combater a acne

Um dos alimentos que ajudam a combater a acne, é o peixe. O atum, salmão e a sardinha são ricos em ácido graxo ômega-3, que é uma substancia que tem ação anti-inflamatória. Estudos recentes já comprovaram que o consumo frequente desses peixes diminui o surgimento de espinhas e cravos na pele.

11 alimentos para ajudar a emagrecer

As frutas e verduras de cor amarela (pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, etc) também se encaixam na lista de alimentos que ajudam a combater a acne. Esses alimentos são ricos em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa, por isso são tão importantes no combate e prevenção do problema. O betacaroteno encontrado em sua composição, também ajuda por possuir ação anti-inflamatória. Além disso, esses alimentos são ricos em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio que são poderosos antioxidantes.

Os benefícios das frutas para a saúde

rosto sem acne

Além de consumir esses alimentos que ajudam a combater a acne (cravos e espinhas), beber no mínimo 2 litros de água por dia é fundamental. Ela é muito importante nesse processo, pois ajuda a eliminar toxinas e impurezas presentes no organismo.

Fontes imagens: http://mdemulher.abril.com.br/

 

Deixe um comentário