Os 20 melhores e piores alimentos para comer antes de dormir

Não é apenas a luz branca dos seus dispositivos eletrônicos que pode sabotar seu ciclo de sono.

Você sabia que existem melhores e piores alimentos para comer antes de dormir?

Como você poderá observar no post de hoje, o que você escolhe comer antes de ir para a cama pode desempenhar um papel importante no seu sono.

Se você não tem conseguido dormir e não imagina o motivo, saiba que pode estar escolhendo os piores alimentos para comer antes de dormir.

Veja, a seguir, quais são os 10 melhores e os 10 piores alimentos para comer antes de dormir.

Os 20 melhores e piores alimentos para comer antes de dormir

10 melhores alimentos para comer antes de dormir

Dormir bem é essencial para nos mantermos ativos e nos ajuda a desenvolver melhor as nossas tarefas diárias.

A alimentação noturna precisa ser leve. Alimentos muito calóricos levam tempo para fazer digestão, e não dá pra dormir direito com o estômago pesado.

Veja Também: Estudos comprovam que dormir bem emagrece

1. Kiwi

Kiwi é um dos melhores alimentos para comer antes de dormir

Além de ser rico em antioxidantes, carotenoides e vitaminas C e E, o kiwi também contém o hormônio serotonina. Esse hormônio do sono está relacionado com o estágio de Movimento Rápido dos Olhos (REM) e seus baixos níveis podem causar insônia.

Veja: O que fazer para acabar com a insônia?

2. Banana

banana é um dos melhores alimentos para comer antes de dormir

Bananas são uma excelente fonte de potássio e magnésio e podem colocar seu corpo em um estado sonolento, ajudando com o relaxamento muscular. Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

3. Amêndoas

Amêndoas é um dos melhores alimentos para comer antes de dormir

Amêndoas são ricas em cálcio e ajudam a acalmar o corpo e relaxar os músculos. Além disso, o cálcio desempenha um papel importante, ajudando o cérebro a converter o aminoácido triptofano em melatonina indutora do sono.

Veja: O que fazer para dormir melhor: 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

4. Espinafre

espinafre é um dos melhores alimentos para comer antes de dormir

Com a sua longa lista de nutrientes indutores do sono, o espinafre é o melhor amigo de quem sofre de insônia e, portanto, um dos melhores alimentos para comer antes de dormir.

O espinafre não só é uma fonte de triptofano, mas também folato, magnésio e vitaminas B6 e C. Todos eles ajudam na síntese da serotonina e, posteriormente, melatonina.

Veja: Como dormir mais rápido

5. Iogurte com baixo teor de gordura, granola e banana

iogurte, banana e granola

Para uma dose extra de triptofano, misture iogurte com baixo teor de gordura, granola e banana.

6. Queijo cottage

Queijo cottage é um dos melhores alimentos para perder peso e dormir bem

Se você está fazendo uma dieta para perder peso e encontra dificuldades para regular seu sono, um dos melhores alimentos para comer antes de dormir é o queijo cottage. Ele é um alimento rico em caseína e também uma ótima fonte de triptofano.

Mais: Veja como melhorar o sono com Feng Shui

7. Chá de passiflora

Chá de passiflora

O chá de passiflora contém um flavonoide chamado crisina. Este, por sua vez, possui maravilhosos benefícios que combatem a ansiedade e é um sedativo suave, ajudando a controlar o nervosismo e melhorando o sono.

Conheça: 11 formas de melhorar o ronco

8. Chá de erva-cidreira

Chá de erva cidreira

O chá de erva-cidreira é bastante relaxante e funciona como um sedativo natural. É uma ótima pedida para as notes mais frias.

9. Chá de valeriana

Chá de valeriana

O chá de valeriana é outro poderoso chá com efeito sedativo natural.

10. Chá de lúpulo

Chá de lúpulo

Atuando de um modo semelhante à melatonina, o lúpulo aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, o que ajuda a combater a ansiedade.

10 piores alimentos para comer antes de dormir

Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo sofrem com os distúrbios do sono, o que é comprovadamente prejudicial à saúde.

Uma alimentação pesada, pode impedir que você venha a dormir melhor, trazendo uma sensação de má digestão e incômodos gastrointestinal. Conheça, agora, os alimentos inimigos do sono!

Veja Também: 7 motivos para você tirar uma soneca após o almoço

1. Café

Café é um dos piores alimentos para comer antes de dormir

A cafeína pode estimular o sistema nervoso central por várias horas após o consumo. Se você estiver bastante sensível aos níveis de cafeína, é muito provável que fique bastante tempo acordado.

Veja: 5 dicas para dormir bem durante a gravidez

2. Chocolate

chocolate é um dos piores alimentos para comer antes de dormir

É ruim ser a portadora de más notícias, mas o chocolate é um dos piores alimentos para comer antes de dormir, portanto, deixe de lado as sobremesas que contém o ingrediente.

Assim como o café, o chocolate também contém cafeína, o que pode aumentar a excitação, prevenir seu corpo de relaxar e diminuir sua capacidade de desenvolver e sustentar fases de sono profundo, o que ocorre no período REM.

Veja Também: Dormir bem: 10 Dicas para boa noite de sono

3. Alimentos gordurosos

sanduíche é um dos piores alimentos para comer antes de dormir

Alimentos gordurosos precisam de mais tempo para serem digeridos. Muitas vezes, eles causam inchaço e indigestão, o que acaba impedindo uma boa noite de sono.

Conheça: 6 piores alimentos para comer à noite

4. Pimentas ou comidas muito apimentadas

pimentas

Pimentas e comidas apimentadas aceleram seu metabolismo e não poderiam ficar de fora dessa lista de piores alimentos para comer antes de dormir. Com o metabolismo acelerado, você terá dificuldades para cair no sono.

Conheça: Os 10 piores alimentos para a saúde

5. Frutas secas

frutas secas

Consumir uma grande quantidade de alimentos ricos em fibras, como frutas secas, pode incomodar o seu estômago e provocar gases e cãibras durante a noite.

Veja Também: 7 alimentos que ajudam a sair da depressão mais rápido

6. Pizza

pizza é um dos piores alimentos para comer antes de dormir

A combinação da gordura do queijo e o ácido do molho de tomate pode ter um impacto negativo sobre a sua qualidade de sono. Alimentos ricos em ácido podem desencadear o refluxo, especialmente quando ingeridos perto da hora de deitar.

Veja Também: 5 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade e que poucas pessoas sabem

7. Chá verde

Chá verde é um dos piores alimentos para comer antes de dormir

Além da cafeína, o chá verde contém dois outros estimulantes chamados teobromina e teofilina. Eles podem causar aumento da frequência cardíaca e provocar sentimentos de nervosismo e ansiedade generalizada.

Conheça: 5 alimentos para curar a ressaca

8. Batata frita e ketchup

Batata frita e ketchup

Batatas fritas são gordurosas e manterão seu corpo acordado tentando fazer a digestão. Mergulhá-las no ketchup só aumenta o problema, já que ele contém ácido, assim como o molho de tomate, e pode arruinar suas noites de sono – além de aumentar o risco de azia e refluxo.

Veja Também: 7 Alimentos que aumentam o nível de estresse

9. Cebola crua

Cebola crua

A cebola crua não é somente uma terrível opção para os enamorados, mas também um dos piores alimentos para comer antes de dormir pois pode causar gases e afetar a pressão em seu estômago.

Além disso, esse alimento também pode causar azia e refluxo – não há nada pior do que tentar pegar no sono com aquele gosto ácido voltando em sua garganta.

Veja Também: Os alimentos que mais incham barriga

10. Muita comida

muita comida atrapalha o sono

Ao mesmo tempo que você não deve dormir com fome, você também não deve ingerir muita comida antes de deitar. Novamente, seu corpo passará mais tempo acordado tentando fazer a digestão e você ainda poderá experimentar sensações de inchaço e indigestão.

Saiba: O que fazer antes de dormir para perder peso?

Adicionar comentário