11 alimentos para combater a depressão

Ainda desconhecido da maioria das pessoas, até mesmo de quem volta e meia entra em um processo depressivo, segundo estudiosos ingleses, uma alimentação rica em gorduras eleva o risco de depressão em quase 60%.

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Por outro lado, constataram que, mulheres que se alimentam de vegetais, frutas e peixes possuem chances muito menores de apresentar os sintomas da depressão, ou seja, a alimentação pode influenciar ou combater a depressão, por isso, resolvemos mostrar aqui os 11 alimentos apontados pela pesquisa para combater a depressão.

11 alimentos para combater a depressão

Para quem não sabe, a depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite, doença essa que acaba afetando a vida social da pessoa e, em casos extremos, pode até levar ao suicídio.

Mas, existem muitas formas de combater essa doença, vários tratamentos, e a alimentação, no caso, só serve para evitar ou combater, e não como um tratamento, portanto, se você se encontra com os sinais da doença, a dica é procurar a ajuda de um bom profissional.

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Confira abaixo os alimentos que ajudam a combater a depressão:

1. Leite e iogurte desnatados

mulher bebendo leite
O cálcio presente nesses alimentos age no controle da irritação, portanto, nada como começar o dia com uma boa xícara de leite ou um bom copo de iogurte desnatado.

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2. Cereais integrais

Repletos de vitamninas do complexo B, ácido graxo ômega-3, triptofano e selênio, os cereais fornecem disposição, tornando mais fácil enfrentar a rotina do dia a dia.

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3. Frutas

mulher comendo banana
Quer mandar a tristeza pra bem longe? Que tal começar o dia também com uma laranja ou uma maçã?

Essas frutas possuem ácido fólico, considerado a vitamina da felicidade, e outra dica é também optar por banana, por exemplo, amassada fica uma delícia (se jogar aveia por cima, irá turbinar seus efeitos, já que a aveia é um cereal), ou tomar uma limonada, pois o limão, mamão, abacate, melancia, tangerina, tal como a banana, são bem conhecidas como agentes da alegria.

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4. Arroz integral

No almoço a dica é investir em um arroz integral, já que ele é fonte de vitaminas B1 e B2 e ácido fólico, que diminuem a taxa de homocistina, uma das substâncias causadoras da depressão.

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5. Atum, salmão e sardinha

E apostar em ômega-3 e as vitaminas do complexo B também é uma ótima dica, pois atuam como antidepressivos naturais.

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6. Repolho e couve

Quanto às verduras, o repolho e a couve são as principais dicas, já que são ricas em vitamina C e ácido fólico, propriedades que aliviam o estresse, a tristeza e o desânimo, além de evitar diversas doenças do coração.

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7. Abóbora

Uma sopinha de abóbora também é uma boa escolha, pois a abóbora é uma das responsáveis pelo bom humor, pois conta com altas doses de vitamina B6 e ferro, necessárias para transformar o açúcar no sangue em glicose, o combustível do nosso cérebro.

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8. Grão-de-bico

E o grão-de-bico também deve fazer parte do cardápio, pois ele eleva a produção de serotonina, hormônio que causa o bem-estar.

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9. Verduras escuras

As verduras escuras também devem estar na lista do supermercado, pois possuem magnésio, propriedade que eleva o nosso pique.

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10. Alface

alface
E na hora de preparar sua salada, não esqueça da alface, o seu talo possui lactucina, propriedade que age como um calmante.

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11. Castanha-do-pará

Por fim…não esqueça de colocar em sua rotina a castanha-do-pará, pois ela é uma fonte rica em selênio, que é ótima para acelerar a atividade cerebral e dar um chega pra lá na depressão.

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