Alho Negro: 4 Razões Convincentes para Comer este Superalimento Todos os Dias

Embora o alho negro não soe como algo muito apetitoso, trata-se de um tempero que possui propriedades muito interessantes e pode fazer muito bem para a saúde. Ele tem ainda mais benefícios do que o alho comum.

Na verdade, o alho negro é o alho comum depois de um processo de fermentação. Nenhum tipo de aditivo é adicionado nesse processo. Para transformar o alho comum em alho negro, é realizado o controle da temperatura e da umidade do alimento.

Durante esse processo, o alho adquire uma cor mais escura e um sabor mais adocicado, sendo uma ótima alternativa para quem quer aproveitar os benefícios do tempero sem o seu ardor característico.

Alho Negro

Além da textura mais macia que o tempero adquire, ele também perde o poder de deixar o hálito forte e tem o sabor parecido com o de ameixa preta, porém, com um leve toque de alho no fundo.

O alho negro é ainda mais benéfico do que o alho comum porque o processo de fermentação pelo qual ele passa permite a produção elevada de antioxidantes no alimento.

4 grandes benefícios do alho negro

Veja Também: 4 remédios naturais para tosse que são simplesmente infalíveis

Mais: 8 Alimentos venenosos que você adora comer

1. Trata o diabetes tipo 2

Aqueles que sofrem de diabetes tipo 2 sabem que a condição não controlada pode levar a complicações graves como doença renal, doença cardíaca, danos nos nervos e problemas de visão.

Os potentes antioxidantes do alho negro podem diminuir o estresse oxidativo causado por níveis aumentados de açúcar no sangue.

Vários estudos descobriram que seu alto nível de antioxidantes exerce um efeito ainda mais forte do que o alho comum e poderia ser ainda mais útil na prevenção de complicações da diabetes.

2. Melhora os níveis de colesterol

Enquanto o “bom” colesterol (HDL) é essencial para a sobrevivência, o “mau” colesterol (LDL) pode causar doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e morte prematura.

Recentemente, o alho negro tem sido objeto de vários estudos. Em 2014, um grupo de pesquisadores no Hospital Universitário Nacional Chonbuk, na Coreia do Sul, descobriu que os participantes que tomaram extrato de alho negro diariamente durante 12 semanas apresentaram aumento do HLD.

Veja Também: Chá de alcachofra emagrece, combate o inchaço e colesterol

Mais: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

3. Promove alívio a alergias

Se você sofre de alergias de pele ou alergias respiratórias, o alho negro pode trazer um alívio significativo.

Estudos descobriram que esse alimento realmente tem a capacidade de desativar os genes que causam inflamação e reações alérgicas.

Além disso, ele também ajuda a reforçar o sistema imunológico devido a sua abundância de antioxidantes.

Veja Também: Bebida potente para aumentar imunidade: Basta 1 copo

Mais: Alergias de pele: 5 maneiras de cuidar

4. Ajuda a curar o fígado de danos causados pelo álcool

O fígado é um dos únicos órgãos que podem recuperar-se de danos, basta desenvolver hábitos saudáveis antes que seja tarde demais.

Cientistas descobriram que o alho negro pode ajudar a reduzir inflamações, reverter os danos causados pelo álcool e até ajudar a remover a gordura que se acumulou no órgão graças às suas propriedades antioxidantes.

Veja Também: Esses chás podem derreter a gordura do fígado e você nunca ouviu falar sobre eles

Ideias de receitas com alho negro

Há várias formas de cozinhar pratos deliciosos com o alho negro. Uma das formas mais fáceis é dourar em uma frigideira e usar como tempero.

Outra forma deliciosa é dourar o alho e usar para polvilhar em carnes como frango ou peixe, em massas como macarrão e até em saladas.

Depois que você se acostumar com o gosto do alho negro, poderá combiná-lo em muitas outras receitas.

Veja Também: Alimento poderoso que reduz o apetite, defende o coração e afasta a diabetes

Mais: Esses Alimentos São Proibidos Para Quem Tem Diabetes tipo 2

Add Comment