Acne, veja como tratar as cicatrizes

Acne é o nome dado para o aparecimento de cravos e espinhas, principalmente no rosto, mas também aparecem comumente no peito e costas. O mercado oferece uma variedade de produtos que minimizam problemas causado pela acne, como, cicatrizes ou manchas, mas quando a acne se torna severa é necessário se submeter a tratamentos mais profundos para reduzir as irregularidades causadas na pele pela acne.

Alimentos que ajudam a combater a acne

Embora estes tratamentos sejam denominados tratamentos estéticos, estas técnicas vão muito mais além, pois trabalham também a autoestima do indivíduo que muitas vezes se sentem constrangidos. Situações em que a pele chega a ter marcas (furinhos) profundas e que só podem ser atenuadas com tratamentos específicos.

6 dicas para se livrar das espinhas

cicatrizes causadas pela acne

Veja abaixo algumas técnicas para melhorar as cicatrizes da acne

Peeling químicos: os peeling químicos agem na pele de forma superficial, mediana ou mais profunda. A gravidade da acne é que vai definir como ele irá atuar. Nesta técnica utiliza-se ácidos sobre a pele com o objetivo de descamar a cútis, eliminando camadas superficiais e envelhecidas, para acelerar o processo de regeneração da pele, no qual surgirá mais lisa e homogênea. Este processo além de atenuar as cicatrizes, também clareia a pele. Os peelings superficiais funcionam apenas para manchas deixadas pela acne.

Acne & Espinha: Verdades, mitos e como eliminar a acne para sempre!

Quanto mais profundo for o peeling, mais riscos o paciente corre, por isso deve ser feito por profissionais muito bem capacitados. Para as cicatrizes de acne mais profunda, o peeling utilizado deve médio ou profundo.

Como Clarear A Pele de maneira fácil e natural

 peeling quimico para cicatrizes da acne

Laser CO2 fracionado: o feixe de luz sobre a pele remove a epiderme (parte superficial da pele) para promover o crescimento de uma nova pele e a produção de colágeno. Esta regeneração estimula a redução as cicatrizes. O paciente deve evitar Sol e ficar em recuperação até 7 dias. O laser CO2 fracionado é menos agressivo que outros tipos de laser. Seus resultados para atenuar cicatrizes são também melhores que o peeling químico.

Como acabar com a acne na idade adulta

 laser co2 fracionado para cicatrizes causadas pela  acne

Dermoabrasão: este método é um pouco mais “brusco”, por isso é indicado para cicatrizes de acne profundas. Nesta técnica a epiderme (pele superficial) a parte da derme (pele que fica abaixo da epiderme) são eliminadas através de um instrumento cirúrgico, removendo toda a pele afetada. Com o tempo começará a crescer uma nova pele mais regular e com menos cicatrizes. Neste tratamento o paciente deve ficar em recuperação de 3 a 4 semanas, pois deve-se evitar contato com o Sol e o aspecto da pele assim que feito o tratamento não é muito agradável.

Dicas para suavizar rugas na testa

 Dermoabrasão para cicatrizes da acne

Micro agulhamento: neste procedimento é utilizado um aparelho (um rolinho) onde são inseridas centenas de agulhas. Este aparelho é rolado sobre a pele em movimentos de vai e vem, com o objetivo de ferir a pele (epiderme e derme), criando inúmeros canais (furinhos) sobre a mesma. Logo depois é passado na pele ativos que estimulem a produção de colágeno, promovendo a regeneração da pele que surgirá com menos irregularidades.

Se livre dos incômodos da pele seca

Os furinhos causados na pele aumentam muito mais a eficácia de qualquer produto utilizado na pele, pois são absorvidos muito mais facilmente. Mesmo sem a utilização de ativos, a técnica de micro agulhamento possui a capacidade de renegar a pele, pois a finalidade do procedimento é “machucá-la” para que cresça uma nova pele e com isso a epiderme se torna mais viçosa, pois terá menos cicatrizes.

Você sabe aplicar os cremes faciais corretamente?

Micro agulhamento para reduzir as cicatrizes da acne

Subcisão: Este método também indicado para cicatrizes profundas, com furinhos. É inserida na pele uma agulha que irá romper as fibras de tecido que formam a cicatriz, nas quais estão puxando a pele para baixo, com o intuito de soltá-la. Esta ação vai estimular a produção de colágeno e vai “elevar” essa cicatriz para cima, de modo que ela fique menos perceptível. Para melhorar ainda mais os resultados a subcisão pode ser associada a outros métodos, como o laser CO2 fracionado.

Receitas caseiras para clarear a pele

 Subcisão para cicatrizes acne

Mas, antes de se submeter a alguns destes tratamentos é necessário passar por um especialista que indicará a técnica certa de acordo com a gravidade da acne. O peeling químico, por exemplo, se mal procedido, pode acarretar sérios prejuízos a pele. Não esqueça de se informar o máximo que puder com o especialista escolhido, principalmente sobre as complicações que podem estar associadas aos procedimentos, afinal, cada um de nós reagimos de forma diferentes ao mesmo tratamento.

Imagens: Reprodução/Internet.

Deixe um comentário