O que fazer para acabar com a insônia?

Dicas fundamentais para acabar com a insônia e voltar a ter uma boa qualidade de sono.

A insônia tem se tornado um problema cada vez mais comum na vida das pessoas, influenciando negativamente na nossa qualidade de vida.

Acabar com a insônia nem sempre é uma tarefa fácil, mas com certeza tornar-se muito gratificante, tanto para o corpo quanto para a mente.

Se você está sofrendo com esse problema, esse artigo é para você, pois nele irei dar algumas dicas de como acabar com a insônia e conseguir ter mais qualidade no sono.

Para isso é preciso que você realmente se esforce e tente seguir ao máximo as dicas (Como dormir mais rápido).

Lembrando que não é algo que irá melhorar de um dia para o outro, é preciso paciência, afinal, trata-se de um processo, e o tempo de melhora pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, vamos às dicas.

Mais: Sofre de insônia? Descubra alguns alimentos amigos do sono

dicas para acabar com a insônia

7) Descubra os principais motivos para a sua insônia

A melhor maneira de conseguir descobrir quais são os motivos para a sua insônia é através da observação. Sempre que não conseguir dormir você deve perceber o que está fazendo com que você perca o sono.

Geralmente existe uma agitação e excesso de pensamentos nesse momento. Então você deve identificar quais são os pensamentos mais recorrentes no momento da insônia e como está o seu nível de ansiedade(6 Técnicas para você combater a ansiedade).

É importante ter em mente que os seus pensamentos influenciam diretamente na sua agitação e podem potencializar a sua insônia ou podem te ajudar a elimina-la. Por isso a importância de perceber esses pensamentos.

Mais: Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

6) Evite o sedentarismo

mulher fazendo caminhada

Um aspecto que está diretamente ligado à incidência de insônia é o sedentarismo, ou seja, a falta de exercícios físicos durante o dia (Sedentarismo: Não deixe ele te matar).

Praticar exercícios significa ter uma melhora na qualidade de vida e consequentemente na qualidade do sono. Portanto, uma dica muito importante é descobrir alguma atividade física que seja do seu interesse.

Tenha em mente que os horários para a prática desses exercícios são importantes. Por exemplo, algumas pessoas relatam que se fazer exercício na parte da noite, sentem mais dificuldades em dormir, enquanto se fazer exercício na parte da manhã sentem-se mais dispostas durante o dia. Por isso é importante descobrir o horário ideal para que você possa praticar esses exercícios, visando a melhora na sua qualidade de sono.

Veja Também: 10 motivos para fazer Pilates

5) A Alimentação é importante para acabar com a insônia

Outro aspecto muito importante que pode influenciar no seu sono é a sua alimentação. É preciso aprender a alimentar-se corretamente, mas é importante também evitar alguns alimentos pesados antes do horário de dormir, pois você pode sentir mais dificuldade em pegar no sono e até mesmo em manter um sono adequado.

Portanto, a dica é evitar jantar muito próximo do horário de dormir evitando também alimentos pesados e líquidos que contenham gás ou cafeína.

Veja: Top 7 Alimentos que farão você dormir melhor

4) O colchão precisa ser agradável

colchão confortável

Fica muito difícil dormir em locais que faz com que você acorde dolorida, por esse motivo é muito importante que você encontre um colchão que esteja de acordo com as suas necessidades, e que não faça com que o dormir torne-se algo negativo para você.

Encontrar um colchão de qualidade significa ter mais qualidade de sono e mais prazer na hora de dormir, te ajudando a acabar com a insônia.

Veja: Faz mal dormir com animal de estimação na cama?

3) Modifique seu comportamento

A principal maneira de conseguir realmente modificar a qualidade de seu sono é através da modificação de comportamento. Para isso você ira precisar modificar todos os aspectos que fazem com que você perca o sono.

Aparelhos eletrônicos como celulares ou tablets ou até mesmo a televisão ligada podem fazer com que você não consiga se “desligar” para dormir, dificultando o seu sono. Atualmente as redes sociais também estão influenciando negativamente nesse aspecto.

Portanto é importante que você separe um horário para deitar e dormir, ficando longe de todos esses aparelhos. Com o tempo o seu corpo se acostuma com essa alteração e você passa a dormir com mais facilidade.

Veja: 5 dicas para dormir bem durante a gravidez

2) Alguns acessórios podem ajudar

dormir com venda nos olhos

Em alguns casos a insônia está relacionada com o excesso de luz ou de barulho excessivo no ambiente, talvez seja necessário encontrar alguns acessórios para amenizar esses aspectos.

O protetor auricular (existem modelos feitos para dormir) é muito indicado quando se tem o sono leve, pois ele serve para diminuir os barulhos do ambiente, assim como cortinas escuras que evitam que a luz entre no quarto ou ate mesmo uma mascara pode ser muito eficiente para ajudar nesses casos.

Veja Também: Dormir bem: 10 Dicas para boa noite de sono

1) Em alguns casos é preciso buscar por ajuda profissional

Em alguns casos mais graves talvez seja necessário procurar a ajuda de um profissional adequado para lidar com a sua situação, principalmente se a insônia já está ocorrendo há muito tempo influenciado negativamente outros aspectos de sua vida.

Consultas com psicólogos e psiquiatras podem ser a saída para uma melhora rápida e funcional contra a insônia.

Mais: Veja como melhorar o sono com Feng Shui

2 Comentário

  1. isabelllinha fevereiro 24, 2016
  2. Fernando fevereiro 24, 2016

Deixe um comentário