8 Sinais de que você pode ser demitida em breve

Você está pronta para encarar uma demissão? Não faça do emprego a sua zona de conforto, fique sempre atenta. Por mais que se sinta segura, a realidade é que você pode ser demitida.

Alguns sinais são sutis como o recebimento de uma crítica ou a sobrecarga proposital de trabalho, porém, outros sinais podem ser bem explícitos como o bloqueio da intranet ou mesmo o fato de ter que treinar alguém para exercer as mesmas funções que você.

Quer saber se você está na corda bamba? Continue lendo e conheça oito sinais de que você pode ser demitida em breve.

Veja Também: Buscando um emprego na indústria da moda? Conheça os mais incríveis!

Sinais de que você pode ser demitida em breve

Sinais que indicam que você pode ser demitida

Veja Também:

6 coisas que você faz e que irritam seus colegas de trabalho

7 profissões que pagam as mulheres muito bem

12 dicas de como pedir uma promoção no trabalho

1 – Feedback’s negativos

Quase todo mundo recebe algum feedback negativo na vida profissional, não significa num primeiro momento que você será demitida. Porém, observe que se você está recebendo esse tipo de feedback com alguma frequência significa que seu desempenho não está sendo satisfatório para a empresa.

Uma forma de tentar reverter essa demissão que parece iminente é pensar a respeito dos feedback’s e de que maneira você pode melhorar.

Veja Também: Descubra como ser mais produtiva

2 – Falta de acesso a dados e intranet

Geralmente quando uma empresa está pensando em demitir um funcionário, começa o processo restringindo o seu acesso a dados e a intranet.

Um funcionário que não fará mais parte do quadro da empresa não precisa de acesso ilimitado a dados, mesmo que esses facilitam a sua produtividade.

A intranet é outra ferramenta chave, o seu bloqueio pode ocorrer exatamente porque é através dela que o RH está discutindo o futuro do funcionário assim como novas decisões de trabalho estão sendo tomadas.

Veja Também: 8 coisas que pessoas bem-sucedidas têm em comum

3 – Exclusão de reuniões do setor

Uma indicação de que você pode ser demitida é a falta de convites para participar de reuniões de trabalho do seu setor.

É bem verdade que nem toda reunião exige que a equipe completa esteja presente, mas se acontecem reuniões que dizem respeito ao seu trabalho em particular e você não é convocada, é sinal de que não precisam da sua opinião e que você saiba o que está sendo discutido.

Veja: Os empregos mais bizarros: Você não vai acreditar que existem

4 – Trabalho em excesso

Algumas empresas desejam retirar alguns funcionários do seu quadro, mas não tem um real motivo para uma demissão ou então desejam que o próprio funcionário peça para sair.

Uma forma de conseguir um ou outro objetivo é passar excesso de trabalho para que esse funcionário se sinta pressionado e sobrecarregado. Com a sobrecarga, o funcionário não conseguirá dar conta de todas as tarefas e pode acabar pedindo demissão.

Se isso não acontecer, a própria empresa pode usar essa incapacidade de atender a demanda para a demissão. Você percebeu que ultimamente a demanda de trabalho aumentou? Pode ser um sinal.

Veja Também: Conheça alguns dos melhores empregos do mundo

5 – Relacionamento complicado com o chefe

Relações interpessoais são sempre difíceis, quando se tem a questão da hierarquia atrelada pode ser ainda mais complicado.

Ninguém é obrigada a ver o chefe como um amigo e uma pessoa querida, assim como o chefe não tem a obrigação de adorar todos os funcionários da equipe. Porém, deve existir respeito mútuo entre a equipe e o chefe, quando se perde o respeito e a cordialidade é sinal que algo não está funcionando. A situação pode desencadear a sua demissão conforme evolua para momentos desagradáveis.

Veja Também: Vantagens e Riscos do namoro no trabalho

6 – Menos responsabilidades

Quando as coisas mudam muito drasticamente em pouco tempo pode ser sinal de que algo maior também irá mudar.

Dessa forma se até algum tempo atrás você tinha inúmeras responsabilidades na empresa e de um dia para outro perdeu projetos e passou a ver os seus subordinados respondendo a outros gestores, é um sinal de que você pode ser demitida em breve.

Para as empresas que pensam em demitir alguém é importante realocar as tarefas e comando.

Veja Também: 5 dicas para dar um up em seu look de trabalho

7 – Houve um erro

Errar é humano, todo mundo já ouviu essa máxima, no entanto, para empresários nem sempre erros são encarados dessa forma. Se um funcionário cometeu um erro grave que causou prejuízo para a companhia pode estar com os seus dias contados no cargo.

Nem sempre o funcionário comete um erro por incompetência e sim porque não lhe foi dado o tempo hábil necessário para que desempenhasse as suas tarefas. Mas, acredite que nem isso é capaz de salvar um emprego quando a empresa trabalha olhando somente para resultados financeiros.

Veja Também: Unhas decoradas no trabalho, pode?

8 – Treinamento express

Nem sempre ter que treinar outro funcionário para o seu lugar significa que você será demitido. Em alguns casos a empresa precisa de mais pessoas realizando as mesmas atividades por aumento da demanda ou mesmo porque pensa em promover aquele que está dando o treinamento.

Porém, suspeite se não há nenhum sinal de crescimento da empresa ou possibilidade de promoção e lhe pedirem para treinar outra pessoa rapidamente para executar as suas tarefas. Embora pareça cruel obrigar a funcionária que será demitida a treinar o seu substituto, é o modus operandi de muitas empresas.

Veja: Como se comportar na festa de fim de ano da empresa

Luz no fim do túnel

Se aconteceu o inevitável e você foi demitida, saiba que deve encarar essa situação como uma oportunidade de recomeçar em algo mais satisfatório profissionalmente e não como uma queda ou um fracasso. Levante e dê a volta por cima!

Veja Também: 10 acontecimentos e prazeres que nos deixam mais felizes

Adicionar comentário