8 primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deve saber

A AIDS é uma doença incurável que atinge as células do corpo sendo, muitas vezes, descoberta quando já se encontra em estágios bastante avançados de infecção.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é conhecida, é causada por um vírus que destrói as células de defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a qualquer tipo de doença, fazendo de um simples resfriado, um ataque severo à saúde.

Ainda enfrentada como um tabu e vista com bastante preconceito, a AIDS tem sintomas iniciais pouco conhecidos e que precisam ser debatidos para que a informação se torne um importante aliado das pessoas em prol da saúde e da vida.

Mesmo sendo um tema que ainda assusta as pessoas, devido à alta taxa de mortalidade que a doença apresenta e pelo fato da ciência ainda não ter encontrado uma cura para combater o vírus, os portadores do HIV, ao contrário do que acontecia na década de 1980, quando os primeiros pacientes foram detectados, conseguem viver com maior qualidade de vida, graças aos tratamentos à base de coquetéis de remédios que visam minimizar as agressões causadas pelo vírus.

É importante saber que os primeiros sintomas da AIDS costumam aparecer 20 dias após o contágio e se assemelham muito aos sinais da gripe.

Conheça os primeiros sintomas da AIDS

Por esse motivo, muitas pessoas acabam ignorando o quadro, o que acaba pondo em risco não só a saúde do portador, mas também a de outras pessoas que podem ser contaminadas através do contato sexual sem proteção, com indivíduos soropositivos.

A atenção aos primeiros sintomas da AIDS, caso a pessoa tenha ficado exposta a uma situação de risco, através de uma relação sexual sem proteção ou contato com sangue contaminado, é extremamente importante, pois passados os sinais iniciais, o vírus pode ficar encubado até por anos, sem que nenhum outro sintoma se apresente.

Apesar de se falar bastante sobre a doença e suas formas de contágio, seus efeitos e os sinais que apresentam no corpo são pouco disseminados, o que pode, muitas vezes, prejudicar pessoas que venham a contrair a doença.

Por isso, é essencial que todas as pessoas conheçam quais os primeiros sintomas da AIDS, para que seja possível disseminar, cada vez mais, a informação sobre essa grave patologia e aumentar as chances de tratamento, logo no estagio inicial da doença, além de evitar que outras pessoas sejam contaminadas.

Veja, a seguir, quais são os primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deve saber:

Veja Também: 8 maneiras de reconhecer os sintomas do HIV

E mais: 5 sinais de que você pode ter algum tipo de DST (Doença Sexualmente Transmissível)

1 – Tosse seca Prolongada

Tosse seca prolongada é um dos sintomas da AIDS

Tossir persistentemente sem catarro e ter aquela sensação incômoda de garganta arranhando o tempo todo é um dos primeiros sintomas da AIDS o que, muitas vezes, é entendido como indício de resfriado ou gripe.

Quando a tosse seca ininterrupta é sintoma da AIDS, nesse caso, não há o aumento das amígdalas nem a presença de pus.

Veja Também: 6 tipos de DST que você pode ter e nem imaginava

2 – Febre Constante

Febre constante é um dos sintomas da AIDS

A febre é um dos principais sintomas da gripe e, por isso, quando ela aparece, as pessoas costumam associá-la diretamente a esta doença, eliminando outras possíveis causas de sua aparição, o que pode ser um risco se o verdadeiro motivo da febre for o vírus HIV.

As febres constantes são um dos principais sintomas iniciais da AIDS e se manifestam em cerca de 80% dos portadores da doença, variando em temperaturas médias de 38° e 40°.

Veja Também: Não ignore esses 36 sintomas, eles podem sinalizar uma DST

3 – Manchas e Feridas no Corpo Podem ser Sintomas da AIDS

Entre dois e três dias após o início das febres, é bastante comum que machas vermelhas e pequenas feridas, semelhantes a bolhas, comecem a aparecer no corpo, sendo este também um dos primeiros sintomas da AIDS.

As manchas e erupções podem permanecer por até oito dias no corpo, sendo suas características de aspecto arredondado, em leve alto-relevo e menores que 1 cm.

A região que vai do rosto até o abdômen é a mais afetada.

Veja Também: Você sabe se prevenir contra HPV?

4 – Dores no corpo

Dores no corpo são sintomas da AIDS

Mais um entre os primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deve saber, as dores no corpo, que englobam dores nas articulações e musculares são bastante comuns nessa fase de desenvolvimento da doença, fazendo com que o portador também se sinta bastante cansado e sem disposição para realizar as atividades mais corriqueiras do dia a dia.

Veja Também: Maneiras inocentes de contrair HPV que você nunca imaginou

5 – Candidíase Oral ou Genital Constante

Candidíase Oral é um dos primeiros sintomas da AIDS

A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento e desenvolvimento incontrolável do fungo cândida, encontrado naturalmente no organismo humano, podendo se desenvolver tanto na boca, quanto na região genital.

A infecção ocorre, principalmente, em pessoas com imunidade baixa, o que atesta a frequência da ocorrência de candidíase em portadores do vírus HIV.

Veja Também: Você sabe como se proteger da candidíase?

6 – Perda brusca de peso

A perda brusca de peso é um dos sintomas da AIDS

A perda rápida de peso é um dos sintomas iniciais da AIDS e é consequência de dois importantes fatores que são as constantes crises de diarreia e vômito.

Os enjoos também se tornam bastantes comuns nesse período, o que leva o soro positivo a comer menos.

Veja Também: A verdade que ninguém nunca contou a você sobre HPV

7 – Suores Noturnos

suores noturnos são sintomas da AIDS

Muitas pessoas sofrem com a sudorese noturna naturalmente, sem que isso signifique um problema ou caracterize algo grave.

Entretanto, se a pessoa nunca passou por esse tipo de situação anteriormente é importante ficar atento, pois os suores noturnos também são característicos dos primeiros sintomas manifestados pela AIDS.

Veja Também: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

8 – Doenças Respiratórias

Doenças respiratórias podem ser sintomas da AIDS

Assim como a candidíase, outras doenças são inimigas do corpo quando a imunidade do organismo se encontra baixa.

É o caso da tuberculose e a pneumonia, doenças respiratórias que são bastante comuns em soropositivos e se apresentam também como um dos sintomas aparentes da AIDS.

Veja Também: 7 sintomas do câncer de pele que você nem imagina

Deixe um comentário