8 maneiras de você evitar que seu coração entre em pane

Todos os dias o seu coração é responsável por bombear em torno de cinco a seis litros de sangue pelo seu corpo.

Um trabalho árduo que é realizado intensamente por esse órgão e que demanda que ele esteja em perfeita saúde.

Para se ter uma ideia do tamanho da responsabilidade desse órgão a cada minuto ele bombeia praticamente todo o sangue do seu corpo. Observando todo esse trabalho entendemos ser necessário facilitar ou ao menos não dificultar essa tarefa.

A seguir vamos te dar 8 valiosas dicas de como evitar que o seu coração entre em pane, isto é, que você venha a ter problemas de saúde ligados a ele.

Cuidar-se bem é essencial para quem deseja ter uma vida saudável e plena.

Como evitar que seu coração entre em pane

como evitar que o coração entre em pane

1. Fique atento ao diabetes

Uma das doenças que mais tem aumentado em incidência sobre a população, o diabetes pode ter consequências terríveis sobre o seu coração.

Para se ter uma ideia, pessoas que sofrem dessa doença tem quadruplicadas as chances de ter algum problema do coração.

Veja Também: Alimento poderoso que reduz o apetite, defende o coração e afasta a diabetes

Como evitar a pane do diabetes

Os médicos ainda não chegaram a um consenso a respeito do motivo do desenvolvimento do diabetes tipo II, no entanto, diversos estudos apontam que uma dieta rica em gorduras contribui significativamente para o surgimento da doença.

A gordura torna a ação da insulina mais difícil o que obriga o pâncreas a produzir mais desse hormônio culminando numa pane.

A grande dica para cuidar bem do seu coração e evitar o diabetes é manter uma dieta pobre em gorduras e realizar com frequência exames para detectar como está o nível de insulina no organismo.

Veja Também: Esses Alimentos São Proibidos Para Quem Tem Diabetes tipo 2

2. Colesterol alto

O colesterol alto faz o coração entrar em pane

É importante explicar que o colesterol é uma substância que tem uma função em nosso organismo, contudo, a quantidade necessária para nosso corpo é produzido por nosso próprio fígado.

O excesso de colesterol vem dos alimentos que ingerimos especialmente aqueles de origem animal. Porém, gordura saturada de origem vegetal também é prejudicial para os bons níveis de colesterol.

Veja Também: Chá de alcachofra emagrece, combate o inchaço e colesterol

Como evitar a pane do colesterol

Para evitar o colesterol alto que pode chegar a causar lesões nas paredes dos nossos vasos sanguíneos, é importante ficar atento para o baixo consumo de alimentos com colesterol pronto, como por exemplo, carnes, leite integral e seus derivados como queijo e manteiga entre outros.

Uma alimentação saudável é essencial par evitar que seu coração entre em pane.

Veja Também: 8 maneiras de reconhecer um ataque cardíaco antes que ele aconteça

3. Sedentarismo

Quando nos dizem que fazer exercícios é a chave para ter um coração saudável é a mais pura verdade. A prática de atividades físicas reduz a resistência ao fluxo de sangue na circulação sanguínea.

Digamos que pessoas que fazem exercícios ajudam o seu coração a trabalhar enquanto que pessoas sedentárias prejudicam o trabalho a ser realizado pelo seu coração.

Veja Também: Sedentarismo: Não deixe ele te matar

Como evitar a pane do sedentarismo

Inclua algum tipo de atividade física em seu dia a dia, pode ser caminhar perto da sua casa 3 vezes por semana.

Você não precisa se tornar um assíduo frequentador de academia para ter os bons resultados da prática de atividade física.

Saiba que a realização de exercícios físicos contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) além de aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Ainda evita o aumento de peso e reduz o estresse que pode acarretar em problemas do coração.

Veja Também: 8 Sinais de infarto em mulheres

4. Obesidade

Você já parou para pensar que cada vez que seu peso aumenta o trabalho realizado pelo seu coração se torna mais difícil?

O passar do tempo já é um agravante capaz de tornar o trabalho do coração mais complicado, pois o órgão vai se cansando conforme fica mais velho. Estar acima do peso faz com que o coração tenha mais uma dificuldade.

Veja Também: Nova pesquisa sobre estresse e obesidade revela algo surpreendente

Como evitar a pane da obesidade

Para quem está numa faixa de peso considerada normal para o seu biótipo a dica é apenas manter esse peso.

Porém, nesse ponto precisamos focar naquelas pessoas que já apresentam sobrepeso ou que estão na faixa considerada obesa. A redução de pelo menos 10% do sobrepeso já torna o trabalho do seu coração muito mais simples.

Estabeleça metas para perda de peso e procure a ajuda de profissionais como um nutricionista para te auxiliar.

Veja Também: Obesidade: sua vida pode está em risco

5. Estresse

estresse pode fazer o coração entrar em pane

Vivemos num momento em que somos bombardeados por informações o tempo todo e precisamos constantemente tomar decisões.

Nem sempre é fácil manter a tranquilidade, mas saiba que o estresse pode ser responsável por um ataque do coração.

Existem casos de pessoas que tiveram um ataque motivado somente por estarem sem descansar e constantemente preocupadas. Nesses casos nem mesmo entupimento das artérias com gordura existia.

Veja Também: 15 maneiras inusitadas de aliviar rapidamente o estresse

Como evitar a pane pelo estresse

A dica é simples, fique atento a situações que são potencialmente estressantes e como você reage a elas. Se perceber que está numa situação de pressão sem alívio, procure evitar a causa dessa tensão.

Viver sob pressão não é nada bom para o seu coração.

Veja Também: 15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

6. Tabagismo

O cigarro é considerado por muitos especialistas, em cuidados com o coração, como o pior dos vilões. Para se ter uma ideia num cigarro estão concentradas mais de 4.500 substâncias que são tóxicas para nosso organismo e que podem danificar as artérias.

Tem ainda o agravante da presença de nicotina que promove o estreitamento das artérias e o monóxido de carbono que atua diretamente na quantidade de oxigênio presente no sangue.

Veja Também: Largar o cigarro é possível: Confira 5 dicas para você parar de fumar de vez

Como evitar a pane pelo tabagismo

Para quem fuma pode ser difícil deixar o mau hábito, mas é essencial para evitar problemas de coração.

Saiba que ao deixar o cigarro no passado você está permitindo que ocorra o aumento do fluxo do sangue em suas artérias melhorando entre outras coisas a quantidade de oxigênio em seus músculos.

Veja Também: 5 terapias para você parar de fumar

7. Pressão alta (hipertensão arterial)

Considera-se com hipertensão arterial, a popular pressão alta, pessoas com mais de 120 x 80. Quem se encaixa nessa categoria passa a ter muito mais chances de desenvolver um problema cardíaco.

Evitar a pressão alta é uma forma de evitar um dos principais fatores de risco para eventuais doenças cardíacas.

Veja Também: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

Como evitar a pane pela pressão alta

O sal é um dos principais vilões da pressão alta, um estudo demonstra que as pessoas em geral comem por dia cerca de dez vezes mais sal do que deveriam.

Estar acima do peso é outro fator desencadeante da pressão alta já que o corpo precisa trabalhar mais para que o sangue circule.

O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser um fator decisivo para essa doença. Fique atento a essas três questões para evitar a pressão alta.

Veja Também: 10 opções para você substituir o sal e desinchar

8. Questões genéticas, idade e sexo

Obviamente, não se tem controle sobre as questões genéticas e nem mesmo sobre fatores como idade e sexo, mas é possível dar mais atenção para os cuidados com a saúde quando se sabe que se tem predisposição para desenvolver um problema cardíaco.

Veja Também: 8 sinais de alerta que sua língua pode estar enviando sobre sua saúde

Como evitar a pane por questões genéticas, idade e sexo

Como já deixamos claro, não é possível evitar, mas sim ter mais atenção observando que, por exemplo, quanto mais velhos ficamos mais chances temos de desenvolver problemas do coração.

Pesquisas médicas demonstram que os homens tem mais predisposição a desenvolver problemas cardíacos, mas podem se equivaler as condições das mulheres apenas mantendo um estilo de vida saudável.

Em relação as questões genéticas é possível respirar aliviado, pois ao que tudo indica não são determinantes para uma doença cardíaca.

Veja Também: 5 sinais de que seu corpo está com parasitas e como eliminá-los naturalmente

Adicionar comentário