8 dicas para evitar o efeito sanfona

Só quem vive às voltas com dietas sabe como é difícil manter um peso conquistado…muito mais até do que perder, manter o peso é o mais difícil para quem faz uma dieta.

Embora seja uma conta matemática, sendo preciso perder mais do que ganhar, na prática, isso não é uma coisa assim tão simples e manter o peso conquistado acaba sendo um “problema” matemático, já que além do cálculo de ingerir o mesmo número de calorias que gastar, a pessoa acaba tendo que conviver e driblar muitos outros fatores, como a idade, hormonais, massa muscular, enfim, o que não faltam são obstáculos a serem vencidos para se conseguir manter um determinado peso. E é isso exatamente que mostraremos agora, como evitar o perigoso efeito sanfona.

Conheça: 10 dicas incríveis para manter o peso

8 dicas para evitar o efeito sanfona

É comum a pessoa achar que perdeu peso, está magro e, pronto, não vai engordar mais, só que não!

Quem entra na fase de manutenção, na verdade, ter que ter em mente que manter o peso após uma dieta requer muitos cuidados.

Sempre que houver excessos estes precisam ser devidamente compensados, e rapidamente, para não se perder o controle da situação e acabar recuperando o peso perdido todo de volta.

Ok, é difícl mas não é impossível, e com essas dicas, com certeza, vai ficar mais fácil evitar o temido efeito sanfona, papel e caneta nas mãos, anote as dicas::

Veja: 8 passos para evitar o efeito sanfona

1 – Recomeçar do zero…mesmo!

Agora é preciso deixar para trás tudo que fazia antes de emagrecer, é preciso comer menos que comia antes de começar a dieta e fazer mais exercícios físicos, claro, não é mais preciso investir em nenhuma dieta tão rígida, mas é preciso controlar seus hábitos.

Veja: Reeducação alimentar: emagreça mudando seus hábitos

2 – Fuja das dietas da moda

É preciso saber que dietas da moda, que prometem a perda de muito peso em pouco tempo, são sempre muito restritivas, portanto, a tendência é serem abandonadas pela metade, pois são muito difíceis de serem seguidas a longo prazo, e mais, assim que são abandonadas, o peso perdido é recuperado em pouco tempo, e perder novamente passa a ser até mais difícil.

Veja: 7 Dietas que simplesmente não funcionam

3 – Continue a se exercitar

Mulher fazendo exercícios físicos
Os exercícios devem fazer parte de sua rotina sempre, e não só enquanto faz dieta, portanto, mesmo depois que atingir seus objetivos, continue se exercitando. Do contrário, em pouco tempo, voltará a ganhar peso, pois cada dia de atividade representa menos cerca de 400 calorias dependendo da atividade que se faça.

Veja: Emagreça em definitivo sem sacrifícios

4 – Deslize…mas volte à rotina

Mulher sendo tentada a sair da dieta
Ao contrário do que muita gente pensa, ou quer pensar, a manutenção deve ser feita a vida inteira, do contrário, o ganho de peso é inevitável. Deslizes são permitidos, claro, mas evitados ao máximo, pois ganhar peso é bem mais fácil.

Veja: Deslizou na dieta? Saiba como reverter a situação

5 – Conquiste um peso realista

Evite tentar perder um peso que não consiga manter em sua rotina e realidade. Não adianta tentar perder 20 quilos e nunca conseguir se manter nele, perca menos, mas se mantenha, assim é mais saudável.

Veja: 10 dicas para perder peso com saúde

6 – Evite assistir televisão com guloseimas

Quem resiste a um filminho com pipoca, balinha ou amendoim, não é? Esse hábito é um perigo e a televisão é um convite ao sedentarismo, além de estimular a comer as conhecidas besteiras engordativas.

Conheça: 10 erros mais comuns em uma dieta para emagrecer

7 – Nada de stress

Para quem não sabe, o stress é um grande inimigo da boa forma, pois provoca a produção de hormônio em excesso, que aumenta o apetite, o que pode colocar a manutenção por água abaixo. Portanto, evite situações de stress e procure cultivar momentos, nem que seja uma hora apenas, de relax, fazendo só o que lhe dá prazer.

Veja: 15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

8 – De olho na balança

Mulher em cima da balança
Não é preciso se desesperar se engordar poucos quilos, como 2 ou 3, ainda é considerado normal, mas se passar disso, ligue um sinal de alerta, pois poderá perder o controle. Estudos indicam que pessoas que perdem peso e se mantêm, costumam se pesar, pelo menos, uma vez por semana.

Adicionar comentário