8 alimentos carregados de probióticos para ajudar na digestão e aumentar a imunidade

Se você quer dar uma turbinada no organismo, coloque em seu cardápio os alimentos carregados de probióticos para dar uma reforçada no sistema imunológico.

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Você fica dias sem ir ao banheiro e pega qualquer resfriado?

Então está na hora de dar mais atenção a seu cardápio!

Os probióticos estão presentes em produtos alimentícios feitos através de sua fermentação natural e com eles a sua imunidade aumenta e os níveis de inflamação no corpo caem.

Experimente adicionar alguns destes 8 alimentos carregados de probióticos em sua dieta e veja o ritmo do seu intestino melhorar de forma saudável.

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Conheça os alimentos carregados de probióticos

Kefir é um dos alimentos carregados de probióticos para ajudar na digestão e aumentar a imunidade

1. Iogurte

Tanto o iogurte, como outros alimentos derivados do leite, como o requeijão dahi por exemplo, são um dos melhores alimentos carregados de probióticos para você incluir na sua alimentação.

Uma flora intestinal saudável, garante que o seu organismo esteja em atividade suficiente para renovar as boas bactérias presentes no intestino para defender o nosso organismo.

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2. Leite fermentado

O leite fermentado também é uma ótima alternativa.

Vendidos normalmente em embalagens infantis, são carregados de lactobacilos vivos que proporcionam um sistema digestivo mais saudável.

Por isso, não deixe de colocar esses produtos no carrinho da próxima vez que for ao supermercado.

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3. Kefir

Para quem tem intolerância aos produtos derivados do leite, o kefir (ver imagem acima) é um produto natural que pode ser feito uma sua própria casa.

Além de ser uma das melhores fontes de probióticos, o kefir pode ser incluso em diversas receitas de manteiga, cream cheese e iogurte.

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4. Idli

Como grande parte da culinária indiana é repleta de alimentos carregados de probióticos, não poderia faltar pelo menos um deles na nossa lista.

O idli é um prato típico indiano e se trata de um bolinho de arroz, amassado com lentilhas pretas fermentadas.

Quando ingerimos alimentos fermentados, a disponibilidade biológica de minerais em nosso corpo aumenta, fazendo com que tenha ainda mais nutrição.

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5. Miso ou Missô

Essa pasta fermentada muito comum da cultura japonesa, também traz vários nutrientes para o seu cardápio.

O tempero é um manjar gastronômico, que traz sabor para tudo o que você estiver preparando na cozinha.

Apesar de ser um probiótico, ajuda inclusive na prevenção de doenças cardiovasculares.

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6. Ervilhas verdes

Um estudo feito pelo Journal of Applied Microbiology, revelou que a ervilha carrega consigo a espécie bacteriana Leuconostoc mesenteroides, conhecida pelo seu poder probiótico e associada aos alimentos com fermentação em temperatura baixa.

Fora isso, os pequenos grãos contém boas quantidades de potássio e vitamina A, complementando mais ainda as suas necessidades biológicas.

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7. Picles (vegetais em conserva)

As conservas vegetais em vinagre são uma excelente opção para se ter na cozinha.

Por serem industrializados muito se debate sobre o seu consumo em excesso, porém os picles são alimentos carregados de probióticos.

Apenas fique de olho, na hora de comprar, se os vegetais são mesmo fermentados e não somente em conserva.

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8. Soro de Leite Coalhado

A famosa coalhada ou iogurte natural, são fontes ricas em boas bactérias para o sistema digestivo.

Segundo um estudo publicado recentemente na Brain Magazine, os probióticos ajudam a melhorar a imunidade, por trazerem aumento do número de bactérias benéficas que já vivem em nosso corpo.

Sendo assim, não deixe de se certificar que esteja sempre ingerindo alimentos carregados de probióticos, para manter a estrutura de defesa do seu organismo livre de bactérias nocivas.

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