7 sintomas do câncer de pele que você nem imagina

Quando pensamos em câncer de pele é normal ter em mente o surgimento de pintas que mesmo sendo um excelente sinal de alerta não representam o único sintoma dessa doença.

Conhecer os outros sintomas que podem indicar essa doença é importante para a prevenção.

Se uma pessoa percebe que algo não está certo pode procurar um médico e ter um diagnóstico assertivo o mais rápido possível.

Para te ajudar nessa tarefa resolvemos lista os 7 sintomas de câncer de pele que ninguém (ou quase ninguém) conhece.

Veja Também: Como saber se uma pinta é benigna

Sintomas de câncer de pele pouco conhecidos

Sintomas de câncer de pele pouco conhecidos

1. Lesões avermelhadas na pele que não cicatrizam

O câncer de pele pode se manifestar também através de lesões avermelhadas que aparentemente não cicatrizam.

Essas lesões em grande parte dos casos podem passar despercebidas pelo fato de estarem ali há muito tempo. Então além de ficar de olho nas pintinhas fique atento também as pequenas lesões vermelhas.

Veja Também: Como tirar pintas vermelhas

E mais: Manchas na pele: Causas e tratamentos

2. Manchas que são alguns tons mais claros que a sua pele

Em geral ligamos câncer de pele a manchas escuras, mas no caso de câncer não melanoma podem surgir manchas mais claras que a sua pele.

Essas manchas podem aparecer no rosto, orelhas, no couro cabeludo (dica especial para quem não tem cabelo) e no pescoço. Qualquer tipo de mancha sem explicação é motivo para uma consulta com o seu médico.

Veja Também: 3 tratamentos para eliminar manchas no rosto

E mais: Planos de saúde: vantagens e desvantagens

3. Pequenos sangramentos na pele

As lesões do câncer de pele costumam deixar a região, em que estão muito suscetível para pequenas lesões, de maneira que ao encostar de uma forma mais brusca ou mesmo coçar a região é possível que a pessoa tenha um pequeno sangramento causado pelo rompimento dos vasinhos.

Veja Também: 8 tipos de câncer que você pode contrair se estiver acima do peso

E mais: Fruta proibida pode ajudar a combater o câncer de pulmão

4. Vasinhos aparentes

As mesmas lesões avermelhadas que citamos no item 1 podem trazer ainda outro sintoma pouco conhecido dessa doença, vasinhos aparentes.

Quando se trata de câncer de pele não melanoma podem aparecer lesões avermelhadas e nelas podem estar evidentes os vasinhos da pele que em geral não ficam visíveis.

Veja Também: 7 sinais de câncer de mama que as mulheres ignoram

E mais: 17 alimentos cancerígenos que estão na sua mesa

5. Lesões que coçam

Sim, as lesões causadas por essa doença podem causar coceira. Câncer de pele do tipo espinocelular ou basecelular – não melanoma – se caracterizam por feridas nas camadas mais superficiais da pele de maneira que sensibilizam essa área e podem então gerar a sensação de coceira.

Contudo, ressaltamos que nem todas as lesões que surgem na sua pele e coçam são necessariamente sintoma de câncer de pele.

Veja Também: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

E mais: 7 exames necessários na prevenção do câncer

6. Nódulos na pele

O câncer espinocelular, em alguns casos, pode se manifestar sob a forma de nódulos que se assemelham a caroços que geram protuberância na pele.

Nesse caso o nódulo pode sangrar e causar dor, um tipo de caroço que não cicatriza.

Vale dizer que ter qualquer tipo de lesão na pele que não cicatriza é um sinal de que algo não vai bem e você deve procurar um médico.

Veja Também: Uma dica simples e infalível para diminuir o risco do câncer de pele

E mais: Câncer de Mama, fique atenta!

7. Pinta alta

As pintas estão intimamente relacionadas a câncer de pele, contudo, as pessoas tendem a pensar somente nas pintas convencionais.

Tem um tipo de câncer, melanoma nodular, que pode se manifestar na forma de uma pinta alta e que apresenta uma espécie de caroço. Protuberâncias na sua pele devem ligar o sinal de alerta.

Veja Também: Como Identificar Pintas Malignas

E mais: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

Atenção

Quando o câncer de pele é diagnosticado no início tem quase 100% de chances de cura, então, se perceber que tem algum desses sintomas citados acima ou alguma pinta que parece não ter explicação procure um médico.

Deixe um comentário