7 sintomas aparentemente inocentes que podem indicar um grave problema de saúde

A nossa rotina é cercada, muitas vezes, por estresse, excesso de compromissos e falta de tempo.

Por levarmos, constantemente, nosso corpo e mente ao limite, já nos habituamos a lidar com alguns sintomas ligados ao cansaço e ao esgotamento e, por isso, acabamos ignorando quando esses sinais estão ligados a um grave problema de saúde.

Mesmo que não seja uma regra, é importante saber que esse tipo de postura pode ser até mesmo fatal, dependendo da gravidade da doença.

Por conta disso, é fundamental que não deixemos de levar em consideração os alertas emitidos pelo organismo, por mais que, em um primeiro momento, eles pareçam inocentes.

Conheça 7 sintomas aparentemente inocentes que podem indicar um grave problema de saúde

Caso você perceba que algo esteja errado, procure a ajuda de um especialista e faça exames para ter um diagnóstico, pois o sintoma pode tanto significar um problema mais grave, quanto trivial, que pode ser tratado com mais facilidade.

O importante é entender o limite entre o descaso e a paranoia.

Não significa, necessariamente, que ao apresentar determinado sintoma, você seja diagnosticado com uma doença grave.

Por outro lado, quando você percebe que qualquer sintoma persiste, é recomendável não ignorar e procurar um médico para avaliar a sua saúde, pois algo, certamente, também não vai bem.

Para conhecer um pouco mais sobre esse assunto, veja a seguir 7 sinais mais comuns que lidamos no dia a dia e que podem, eventualmente, indicar um grave problema de saúde.

Veja Também: 8 coisas simples que aparecem no seu corpo e podem ser sinais de doenças graves

E mais: 5 sinais de que você pode ter algum tipo de DST (Doença Sexualmente Transmissível)

1 – Falta de Ar

Falta de ar pode significar um grave problema de saúde

A falta de ar é um alerta emitido pelo cérebro quando há insuficiência de oxigênio dentro do pulmão para suprir todo o corpo.

Apesar de acontecer em situações corriqueiras e pontuais, como em casos de mal-estar e sedentarismo, a falta de ar pode indicar um grave problema de saúde: a Insuficiência Respiratória Crônica.

Os principais causadores da Insuficiência Respiratória Crônica (IRC) são o tabagismo e a alergia à poeira, que provocam lesões nos pulmões por trocarem constantemente o oxigênio por gás carbônico durante o processo de respiração, o que faz a pessoa se sentir constantemente sem ar.

Outra doença causada pela falta de ar é a insuficiência cardíaca crônica.

Veja Também: 8 Sinais de infarto em mulheres

2 – Poliúria

A poliúria ocorre quando há um aumento incomum da necessidade de urinar.

A poliúria ocorre quando há um aumento incomum da necessidade de urinar.

Em situações comuns, encontram-se as mulheres em período pré-menstrual, grávidas e pessoas que ingerem bastante líquido durante o dia, que tendem, naturalmente, a eliminar mais urina e irem ao banheiro com maior frequência.

Entretanto, salvo esses casos, quando a poliúria vem acompanhada de outros sintomas, como tontura, boca seca e cansaço pode ser indicio de graves problemas de saúde, como diabetes, tumores pélvicos, problemas renais, AVC e ainda, no caso dos homens, câncer na próstata.

Veja Também: 11 sinais de que você pode estar sofrendo um AVC

3 – Gripes Constantes

Gripe constante pode indicar um grave problema de saúde

Gripes que não se curam ou que vem e voltam em períodos de tempo muito curtos podem indicar, não só um sistema imunológico fraco, mas também problemas de saúde bem graves.

Algumas doenças, como a AIDS, têm sinais iniciais muito semelhantes aos da gripe, como febre, dor na garganta e dor muscular.

Outros males como câncer, anemia e diabetes também atacam o sistema imunológico e podem aparecer disfarçados em sintomas aparentemente inocentes, como os da gripe.

Veja Também: 8 primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deve saber

4 – Vertigens

Vertigem pode indicar um grave problema de saúde

As vertigens são formadas por tonturas breves que começam e terminam de repente e dão à pessoa a sensação de que todo ambiente à sua volta está girando e se movendo.

Quando este sintoma se torna frequente, é muito importante procurar um médico, pois pode haver indício de um grave problema de saúde.

Derrame, esclerose múltipla, labirintite e Doença de Ménière, que pode levar à surdez, têm a vertigem como um dos sintomas principais, assim como dores de cabeça, fraqueza, vômitos e quedas de pressão.

Veja Também: Dores de cabeça frequentes merecem atenção

5 – Tonturas

Tontura pode indicar um grave problema de saúde

A tontura, ao contrário da vertigem, é mais prolongada e não passa com facilidade.

Algumas causas normais do dia a dia causam tontura, como jejum, movimentações bruscas com a cabeça ou pressão baixa, que podem tanto passar naturalmente, como desencadear desmaios.

Sua constância e o acompanhamento de outros sintomas, porém, necessitam de avaliação médica, pois a tontura também pode ser indício de doenças graves como Parkinson, tumores e outros problemas degenerativos.

Veja Também: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

6 – Coceira pode indicar um grave problema de saúde

Coceira pode indicar um grave problema de saúde

O excesso de coceira no corpo pode indicar algum tipo de alergia a alimentos, produtos ou substâncias que você deve evitar contato.

Salvo alguns casos, esse tipo de coceira é facilmente tratado.

Porém, o que talvez você não saiba é que a coceira é um dos sintomas que indicam o acúmulo de toxinas no fígado, que podem gerar doenças hepáticas graves.

Por isso, ao notar a existência de uma coceira persistente não alérgica, procure imediatamente um médico.

Veja Também: 7 sintomas do câncer de pele que você nem imagina

7 – Inchaço nas pernas

Perna Inchada pode indicar um grave problema de saúde

Inchaços nas pernas são sintomas comuns quando praticamos atividades físicas ou quando passamos muito tempo em pé.

Mas fique alerta quando este inchaço for muito prolongado.

O acúmulo de líquidos na região dos pés e das pernas pode indicar um grave problema de saúde, conhecido como trombose venosa profunda.

A trombose venosa profunda é a formação de coágulos de sangue nas veias mais internas das pernas.

Tais coágulos surgem para estancar algum tipo de sangramento e acabam, por isso, provocando inchaços e dores.

Se o coágulo vai em direção ao pulmão, pode haver o bloqueio da respiração, o que, muitas vezes, pode ser fatal.

Curta: Nossa Página no Facebook

Siga: Nosso Perfil no Google+

 

Deixe um comentário