6 alimentos que as mulheres não devem comer durante a menstruação

É normal que algumas mulheres fiquem mais impacientes e estressadas durante a menstruação, você já passou por isso? Se sim, saiba que isso ocorre por causa do número elevado de hormônios circulantes em seu corpo nesse período.

Apresentaremos a seguir dicas de alimentos que as mulheres não devem comer durante a menstruação, assim evitará que fiquem mais estressadas ou impacientes. Tome nota!

Veja Também:

13 Razões para menstruação atrasada

O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

Alimentos para evitar durante a menstruação

6 alimentos que as mulheres não devem comer durante a menstruação

1. Alimentos com cafeína

A cafeína é um dos alimentos que as mulheres não devem consumir durante a menstruação porque é um estimulante, e acaba por deixar a mulher mais agitada, com mais cólicas e estressada nesse período, além de poder contribuir para que seu ciclo menstrual fique irregular.

Portanto, fuja de produtos cafeinados nesse período.

Veja Também: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

2. Alimentos com alto teor de gordura

Alimentos gordurosos devem ser evitados durante a menstruação pois, pesquisas feitas por especialistas afirmam que alimentos ricos em gordura possuem forte influência sobre a atividade hormonal do nosso organismo.

Estudos mostram que a gordura ingerida em excesso faz aumentar a contração uterina devido ao aumento do estrogênio no organismo.

O estrogênio é um hormônio que atua na maturação dos óvulos para serem liberados pelo ovário. As células de gordura contribuem para produção desse hormônio, portanto, se há muitas células de gordura haverá um excesso de estrogênio no organismo, fazendo assim aumentarem as contrações uterinas e consequentemente as cólicas menstruais.

Veja: 6 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

3. Grãos refinados

Estudos mostram que grãos refinados estão entre os alimentos que as mulheres não devem comer durante a menstruação. Durante o processamento, os grãos perdem valor nutritivo, assim contribuem apenas para elevar os níveis de açúcar no sangue o que resulta na mudança de humor nesse período.

Portanto, prefira alimentos como:

  • frutas
  • verduras
  • legumes

Isso evitará alguns desconfortos durante esse período.

Veja Também: Guia definitivo para driblar a TPM

4. Álcool

O álcool também deve ser evitado durante a menstruação, ele atua afinando o sangue e causando ainda mais desconforto nesse período.

O consumo excessivo de álcool também pode aumentar os ataques de depressão durante o período pré-menstrual.

Veja Também: Dicas caseiras para aliviar a TPM e outros cinco sintomas

5. Alimentos ricos em açúcares

Os alimentos ricos em açúcares devem ser evitados durante a menstruação, os picos de açúcar no sangue faz com que as mulheres fiquem mais depressivas e irritadas.

Veja Também: Sucos para mandar a TPM para bem longe

6. Alimentos processados

Os alimentos processados são ricos em sódio e assim contribuem para o aumento de inchaços e desconfortos já presentes durante o período menstrual.

Adicionar comentário