5 razões para você tirar o sapato antes de entrar em casa

Apesar do hábito não ser muito comum no nosso país, existem alguns motivos que podem te motivar a tirar o sapato antes de entrar em casa.

Mostraremos alguns motivos para te fazer cogitar a ideia, bem como as consequências que podem vir através do uso de sapatos dentro de casa.

Confira!

E mais: 10 conselhos para organizar uma festa de Ano Novo em casa

Veja: 9 itens que você deve tirar do banheiro agora mesmo

Veja Também: Pessoas com sangue tipo O devem ter preocupação extra com mosquitos

Bombando: Como cuidar corretamente das Sandálias

Veja os 5 motivos para você tirar o sapato antes de entrar em casa

5 razões para você tirar o sapato antes de entrar em casa

1 – Praticidade

Se você aderir ao costume de tirar o sapato antes de entrar em casa, aos poucos, não terá mais problemas em encontrar os calçados nas horas de necessidade.

Para aprimorar ainda mais essa praticidade, basta colocar um armário ou espaço para guardar os sapatos perto da porta de entrada.

Assim, você sempre saberá aonde seus calçados (ou os de seus filhos) estão – sendo uma ótima economia de tempo.

Veja Também: Saiba como cuidar corretamente de suas botas

2 – Higiene

De acordo com uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, cerca de 96% dos sapatos acumulam germes e bactérias após uma caminhada fora de casa.

Uma das bactérias mais comuns é conhecida como Escherichia Coli, responsável por levar a infecções urinárias, diarreias, doenças respiratórias – e até mesmo pneumonia.

Procure higienizar frequentemente a sola de seus sapatos com água e sabão, para reduzir ainda mais os riscos de levar as bactérias para dentro de casa.

Veja Também: Conheça alguns mitos sobre a higiene feminina

3 – Conservação do piso

Já falamos a respeito da saúde e da praticidade de tirar o sapato antes de entrar em casa, e não podemos deixar de falar sobre a manutenção do piso!

Ainda mais para famílias com crianças, não é novidade se deparar com aquele piso de carpete cheio de barro ou sujeiras vindas dos sapatos dos pequeninos.

Além disso, alguns sapatos de salto alto podem acabar riscando pisos de madeira, por exemplo, devido à existência de pregos nas pontinhas do salto.

Esses mesmos pregos ainda podem detonar tapetes, ao puxar os fios ou amassar o tecido.

Deixando o sapato do lado da porta de entrada, você jamais correrá esses riscos!

Veja Também: 7 maneiras infalíveis de amaciar sapatos apertados

4 – Mais segurança para a sua família

Voltando ao tópico “higiene”, sapatos que caminharam sobre gramados repletos de pesticidas podem contaminar, também, o interior de sua casa.

Resíduos de combustíveis também podem entrar em contato com a sola do tênis e ser carregado, por você, até o tapete da sala de estar.

Ainda que a quantidade dos resíduos seja pequena, as substâncias acima possuem caráter volátil – se desprendendo da sola do calçado em direção ao ar.

Dessa forma, é bom evitar contaminar o interior de sua residência, tornando-a um local verdadeiramente livre de agentes prejudiciais à saúde – como fezes, poeiras, e mais.

Veja Também: 14 truques incríveis para salvar suas roupas e sapatos

5 – Controle de energias

Algumas culturas acreditam que tirar o sapato antes de entrar em casa é o fator responsável por manter as “más energias” da rua, fora de casa.

Há quem acredite também que esse gesto de deixar os calçados na entrada de casa representa respeito, ajudando a purificar o lar, mantendo o piso livre de impurezas.

Veja Também: 6 truques para deixar a roupa com cheirinho de nova

Adicionar comentário