5 motivos para usar óculos escuros

Não faltam motivos para vestir diversos modelos de óculos escuros.

Veja Também: Óculos redondo: Se jogue na tendência

Algumas pessoas acham um meio de utilizá-los até mesmo em lugares fechados, como um acessório, enquanto outras preferem usá-los como uma peça de segurança, seja por fotofobia (sensibilidade à luz) ou medida preventiva.

Se você ainda não aderiu a esse item da moda, entenda a importância dessa peça para o dia a dia e para os momentos especiais da vida!

Veja Também: Óculos de sol: Saiba o que cada modelo pode revelar sobre você

Óculos escuros

Foto: Pinterest

Razões para usar óculos escuros

Prevenção: Assim como as pessoas devem passar protetor solar antes de sair de casa todos os dias, os óculos escuros deveriam ser um hábito diário – mesmo nos dias em que o céu está nublado. Os raios ultravioletas podem trazer diversas doenças que afetam os olhos, e os óculos costumam filtrar entre 75% a 90%, desde que os modelos sejam originais, prevenindo queimaduras na córnea que podem causar a cegueira temporária. Além disso, a utilização dos óculos protege a região ao redor dos olhos, ajudando na prevenção do câncer de pele, já que a área é bem sensível.

Veja Também: Entre na moda dos maxi acessórios

Estilo: As principais épocas para a moda, como os anos 70, 80 e até mesmo os 90 são marcadas por um estilo determinado de óculos escuros. Entre eles, há ainda os modelos imortais, como os óculos Ray Ban aviador, um clássico que sobrevive a todos os modismos. Mas a questão principal é: eles são itens essenciais para quem gosta de seguir tendências ou criar um estilo próprio, fazendo referências a épocas passadas ou até antecipando o futuro, com modelos mais inovadores.

Veja Também: 25 coisas que não podem faltar em seu guarda-roupa

moda dos óculos escuros

Foto: Pinterest

Estética: Além de serem belos e darem um estilo mais elegante para os looks, muitas pessoas utilizam os óculos escuros por motivos estéticos. Por “escurecerem” o ambiente, não é necessário forçar a sua vista quando mudar de um local muito escuro para um muito claro, e vice-versa. Desta maneira, você não faz aquela “careta” quando o lugar tem muita luminosidade, que acabam trazendo as famosas – e temidas – marcas de expressão (rugas ou ainda os “pés-de-galinha”).

Veja Também: Dicas para suavizar rugas na testa

Confiança: Quando utilizamos os óculos escuros, o cérebro interpreta que estamos “protegidos”, inclusive do julgamento alheio. Isso transmite uma confiança maior para que qualquer pessoa possa se livrar de sua timidez. Quer se sentir poderoso ou poderosa? O caminho para isso é colocar os óculos escuros do seu modelo preferido e ousar! Servindo como um “escudo protetor”, se você deseja tomar a iniciativa, eles podem ser grandes aliados.

Veja Também: Como saber se ele está afim de você

mulher negra com oculos escuros

Foto: Pinterest

Conforto: Essa mudança constante de ambientes e nível de luminosidade pode causar um grande desconforto. Se isso é diário então, é normal que apareçam as nada agradáveis cefaleias (dores de cabeça) em seus mais variados níveis. Para quem tem enxaqueca, os óculos de sol costumam ser grandes amigos para os dias de crise, diminuindo a quantidade de luz que os olhos absorvem.

Veja Também: Dor de cabeça: Dicas para entender e combater

História dos óculos

mulher usando oculos escuros

Foto: Pinterest

A primeira vez que se teve notícia de uma lente escura foi na China, onde se acredita que o estilo de óculos para se proteger da alta iluminação tenha sido inventado. Porém, eles não eram destinados a essa função – que hoje parece tão óbvia. Na época, eles faziam jus ao ditado “quem não tem colírio usa óculos escuros”, já que eles eram usados por quem estava em fase de tratamento de conjuntivite.

Veja Também: Armações dos óculos e batom, como combinar?

Sua adaptação para proteger e filtrar os raios solares nocivos só aconteceu no século I, quando o imperador Nero começou a utilizar o modelo. Ele usava uma lente mais grossa e pesada da cor verde, que o defendia da claridade solar enquanto ele acompanhava os embates nas arenas romanas.

Veja Também: Lentes de contato: esclareça suas dúvidas

No século XII apareceram os primeiros modelos que já vinham com duas lentes verdes e grossas, e armação pesada. O primeiro país a dar espaço à invenção foi a Alemanha. Apenas no século seguinte a França mostrou porque é considerada um berço para a moda mundial e lançou uma armação mais leve, mais próxima do que os óculos são hoje, com um apoio de nariz. A haste lateral, no entanto, surgiu apenas no século XVII, enquanto as lentes de acrílico e policarbonato só passaram a existir na década de 60, trazendo mais opções de cores.

Veja Também: Dicas de maquiagem para olhos claros

Tendências para 2015

Para quem deseja preparar seu arsenal de óculos para o verão de 2015 seguindo as maiores tendências mundiais, sem dúvida alguma deve apostar nos modelos de lentes redondas. São muitas cores, tamanhos, armações, materiais e até mesmo estampas, criando acessórios únicos para serem usados com variados tipos de biquínis, maiôs, batas e vestidos. Eles também são mais descontraídos e trazem um ar mais jovem.

Veja Também: As principais tendências da Moda Praia 2015

duas mulheres usando oculos escuros

Foto: Pinterest

As lentes espelhadas também estão entre as tendências para o próximo ano, garantindo maior despojamento e um ar mais esportivo. Além disso, com a lente espelhada, é menor a incidência dos raios diretamente nos olhos.

Veja Também: Praia nas férias e seus cuidados especiais

mulher de coque e oculos escuros

Foto: Pinterest

Para quem não se adapta ao estilo redondo dos óculos, existem muitas outras opções. As mulheres podem escolher as armações no estilo “gatinho”, que possuem as laterais mais “puxadas”, dando o efeito similar aos olhos de um gato. Por serem mais “lúdicos”, eles costumam vir em várias estampas e cores diferentes, trazendo com força a moda vintage dos anos 50.

Veja Também: Shift Dress: Tendência da moda retrô

Valorize o seu rosto

A moda está aí para ser incorporada ao nosso estilo, mas o mais importante no momento de se vestir é o seu conforto. Isso inclui você se olhar no espelho e se sentir bem com aquilo que vê. Algumas dicas existem para suavizar algumas características para que nada fique em “excesso” no conjunto. Por exemplo, os óculos redondos são mais indicados para os rostos quadrados ou ovais, enquanto os modelos retangulares são ideais para os rostos ovais ou redondos.

Veja Também: Maquiagem para aumentar os olhos

como usar óculos escuros

Foto: Pinterest

Os aviadores valorizam ainda mais os rostos triangulares, que também aceitam muito bem os óculos mais retangulares com a parte de baixo ovalada. O segredo está em brincar com os elementos e formatos, não deixando que nada fique muito exagerado. Assim, você conseguirá unir todos os benefícios dos óculos escuros com muito mais elegância, resultando em looks perfeitos para qualquer ocasião!

Add Comment