5 maneiras de evitar o aparecimento precoce de cabelos brancos

Com o passar dos anos, os cabelos, assim como a pele, vão perdendo a força e a vitalidade, tornando-se mais quebradiços, secos, finos e opacos.

O envelhecimento dos cabelos também provoca a redução da melanina, responsável pela pigmentação dos fios, o que resulta no crescimento de cabelos brancos e na perda de aminoácidos, dentre eles, algumas proteínas essenciais, como a queratina, que protege os fios de agressões, tanto internas, quanto do ambiente.

A questão principal, no entanto, é que o aparecimento de cabelos brancos não está relacionado somente ao avanço da idade e pode surgir precocemente, tanto em homens quanto em mulheres antes mesmo dos 30 anos de idade.

O nascimento de cabelos brancos na juventude também envolve outros fatores relevantes, como o acúmulo de toxinas na região cerebral, genética, ausência de cobre no organismo, consumo exagerado de sal, frituras e café, problemas no fígado e na vesícula, altos níveis de estresse e hábitos que envolvem o consumo de álcool, cigarro e drogas.

Veja como evitar o aparecimento precoce de cabelos brancos

Apesar deste cenário aparentemente preocupante existem algumas formas práticas e, muitas vezes, naturais de evitar o aparecimento de cabelos brancos antes do tempo.

Quer saber como?

Então leia as nossas 5 dicas a seguir.

Veja Também: Receita Caseira Para Eliminar Cabelos Brancos

1 – Proteja os seus cabelos contra os raios UV

Os raios UV, decorrentes da exposição solar, agridem não só a nossa pele, mas também os nossos cabelos.

A exposição ao sol reduz a maleabilidade e elasticidade dos fios, além de ressecá-los e deixá-los opacos.

Por isso, utilizar produtos com proteção UV nos cabelos e aderir a chapéus, bonés ou outros acessórios, é uma das maneiras de evitar o aparecimento precoce de cabelos brancos.

Veja Também: Protetor solar para cabelos: o que é e como usá-lo

2 – Faça procedimentos como hidratação e cauterização

Hidratar os cabelos, semanalmente, com máscaras caseiras é essencial para evitar o aparecimento precoce de cabelos brancos.

A manutenção profissional em salões de beleza, pelo menos uma vez por mês, também é bastante indicada.

A hidratação constante devolve o brilho e a maciez para os cabelos e evita perda de nutrientes.

Já a cauterização nutre as madeixas e fecha as cutículas dos fios, retendo o frizz e deixando-os mais saudáveis e livres dos brancos.

Falando em tratamentos para os cabelos, evite usar xampus e produtos com compostos químicos que podem acelerar o processo de perda de queratina e melanina.

Prefira sempre produtos ecológicos e sustentáveis durante os processos de lavagem.

Veja Também: Máscara de hidratação caseira para cabelos cacheados

3 – Alimente-se adequadamente

Outra maneira bastante eficaz para evitar o aparecimento precoce de cabelos brancos é alimentar-se de maneira correta e com os nutrientes certos.

Como dissemos anteriormente, a ausência de cobre provoca a perda de melanina dos fios.

Ingerir alimentos ricos em cobre, então, torna-se fundamental para manter a coloração dos cabelos.

Alguns quitutes ricos em cobre são: frutos secos, aveia, abacate, mariscos, batata, cacau, legumes e champignon. Consuma-os durante o dia.

Já à noite, opte por cenoura, salsa e alfafa germinada, além de outros alimentos excelentes para os cabelos, como o alecrim, a cebola, a sálvia e as folhas de nogueira.

Veja Também: Alimentos que tornam o cabelo mais bonito

4 – Cuide da sua saúde física e mental

O estresse está entre as principais causas do surgimento prematuro de cabelos brancos.

Por isso, é essencial manter a cabeça em ordem para evitar o aparecimento dos fiozinhos grisalhos.

Além de seguir uma dieta balanceada, para manter os cabelos saudáveis, é fundamental a prática regular de exercícios físicos, com o objetivo de reduzir o estresse e manter a saúde em dia.

O mesmo vale para a saúde mental.

Procurar atividades que lhe façam bem e relaxem a sua cabeça dos estresses e preocupações do dia a dia é essencial para uma maior qualidade de vida e também para evitar o aparecimento precoce de cabelos brancos.

Apostar em uma boa massagem na cabeça de vez em quando também é excelente.

Veja Também: 5 maneiras de aumentar a serotonina no cérebro para combater a depressão e melhorar a sensação de bem-estar

5 – Cuide bem do seu fígado e da sua vesícula.

Fígados e vesículas doentes possuem forte relação com o aparecimento precoce dos cabelos brancos.

Por isso, é muito importante manter estes órgãos saudáveis e livres de complicações.

Como é muito fácil sobrecarregar a vesícula e o fígado por estresse ou má alimentação, fique atenta caso comece a perceber sintomas de branqueamento nos seus cabelos.

Para cuidar do seu fígado e vesícula e fazer com que eles funcionem adequadamente, beba, diariamente, uma colher de sopa de azeite extra virgem diluído em suco de limão.

Tome um copo de água morna na sequência e aguarde 30 minutos.

Depois, tome um café da manhã saudável e equilibrado.

Jantar muito tarde, segundo a tradição médica chinesa, impede que o fígado se regenere durante a noite, por isso, evite comer em horários avançados e opte por alimentos leves.

Veja Também: Esses chás podem derreter a gordura do fígado e você nunca ouviu falar sobre eles

Adicionar comentário