5 coisas que você faz todos os dias e podem estar atrapalhando o seu sono

Boas noites de sono são muito importantes para a saúde e você jamais deve privar-se de dormir bem.

Você sabia que uma boa noite de sono tem o poder de aumentar a produtividade e a sensação de felicidade?

Muitas pessoas não imaginam, mas o verdadeiro truque para dormir o suficiente é planejar tudo com antecedência e não deixar os maus hábitos sabotarem você.

Alguns comportamentos que já estão em nosso “piloto automático” podem estar arruinando nosso sono.

A seguir, vamos falar sobre 5 desses comportamentos.

Curta: Nossa Página no Facebook

Siga: Nosso Perfil no Google+

Veja 5 coisas que você faz todos os dias e podem estar atrapalhando com o seu sono

1. Tomar café muito tarde

Você sabia que demora cerca de 6 horas para o seu corpo deixar de sentir os efeitos de metade da cafeína que você bebeu?

Embora cada metabolismo trabalhe de uma forma, na média, isso significa que é recomendado não tomar café de 6 a 12 horas antes de dormir.

Os riscos do consumo da cafeína em termos de distúrbio do sono são subestimados pela população em geral, mas agora você já sabe que não deve deixar essa preocupação de lado.

Veja Também: 10 coisas que acontecem no seu corpo depois de beber café

2. Tomar bebidas alcoólicas perto da hora de dormir

Tomar uma cervejinha ou alguns drinks antes de dormir ajuda a relaxar e atua como um sedativo, certo?

Errado!

Embora o álcool possa fazer você se sentir sonolenta e adormecer mais rápido, ele diminui suas horas de sono na fase REM (rapid eye movement – movimento rápido dos olhos), estágio onde o sono é mais profundo e reparador, e também estágio em que sonhamos.

Assim, ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir tende a resultar em padrões de sono que mais se assemelham a um estado de repouso ao invés de um estado profundo e reparador de descanso.

O resultado?

Acordar com olheiras e, possivelmente, uma dor de cabeça.

Veja Também: 14 coisas que você nunca deve fazer antes de dormir

3. Ficar colada em aparelhos eletrônicos antes de dormir

A ideia de assistir um episódio da sua série favorita antes de dormir é tentadora, assim como conferir as últimas postagens da sua rede social favorita ou conferir alguns e-mails para estar mais preparada para o dia seguinte.

No entanto, ficar colada em qualquer aparelho eletrônico antes de dormir pode arruinar seu sono.

Aparelhos eletrônicos, além de serem distrativos, emitem uma luz branca que bloqueia a produção de melatonina, substância responsável por fazer você sentir sono.

Os aparelhos mais modernos possuem uma função chamada “sleep mode” que ajusta a emissão de luz, deixando a tela mais amarelada e menos branca.

Sempre que for assistir TV, mexer no smartphone ou usar o computador durante a noite, ative essa função.

Você estará menos propensa a ter uma noite de sono ruim se fizer isso.

Veja Também: O que fazer para acabar com a insônia?

4. Comer muito tarde

Hoje em dia, é comum as pessoas chegarem tarde do trabalho e comerem o que encontrarem na geladeira ou até apelarem para o fast food sem se preocupar com o horário.

A verdade é que comer muito tarde, especialmente coisas mais pesadas, vai fazer com que seu sistema digestivo fique ocupado em digerir ao invés de desacelerar e recarregar as energias para o dia seguinte.

O resultado é uma péssima noite de sono.

Veja Também: Os 20 melhores e piores alimentos para comer antes de dormir

5. Deixar os exercícios de lado

Se você pensa que fazer exercícios vai roubar o seu sono, você está enganada.

Cerca de 65% das pessoas que se exercitam regularmente tende a sentir menos sonolência durante o dia e, assim, consegue dormir melhor à noite.

Alguns estudos já mostraram que fazer exercícios pela manhã ou à tarde pode melhorar a qualidade do sono e até proporcionar cerca de 40 minutos de sono extra.

Experimente!

Veja Também: O que fazer para dormir melhor: 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

Adicionar comentário