5 alertas que suas unhas podem estar enviando sobre sua saúde

O aspecto das suas unhas podem revelar muitas coisas sobre a sua saúde, isso por que o formato ou cor podem dizer muito sobre seu organismo, estado de nutrição e até indicar doenças graves.

Além da vaidade feminina as unhas tem o papel de proteger tecidos, elas são compostas por camadas de queratina. Uma curiosidade sobre as unhas, e que talvez você ainda não saiba, é que elas tem crescimento mais rápido na mão dominante e durante o verão. No entanto, nesta matéria vamos falar sobre os sinais de doenças que nossas unhas podem revelar.

Veja Também: 8 sinais de alerta que sua língua pode estar enviando sobre sua saúde

7 coisas que seu cabelo pode revelar sobre sua saúde

unhas podem emitir sinais de doenças graves

1 – Diabetes

Pessoas que desenvolvem diabetes passam a ter unhas com uma cor amarelada, inclusive os médicos que examinam pessoas com suspeita de diabetes costumam analisar as unhas dos pacientes.

unhas podem revelar diabetes

A cor amarelada se deve a glucose que se liga as proteínas de colágeno das unhas, a pele também fica mais amarelada, mas a mudança fica muito mais visível nas unhas. Fique atento a este sinal!

Veja Também: Esses Alimentos São Proibidos Para Quem Tem Diabetes tipo 2

Mais: Alimento poderoso que reduz o apetite, defende o coração e afasta a diabetes

2 – Infecções

as unhas podem revelar infecções no organismo

Pele vermelha em torno das unhas, unhas quebradiças e escurecendo podem ser um indicativo de uma infecção na unha, sim, isso é possível e até comum. E pode ser causado por fungos, bactérias e vírus, sendo os fungos os principais causadores.

A melhor forma de evitar esse problema é com a higiene correta e esterilizando ferramentas de manutenção das unhas que sejam compartilhadas com outras pessoas, como:

  • tesouras,
  • alicates,
  • cortadores de unha.

Veja Também: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

Mais: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

3 – Distúrbios de tireoide

unhas podem revelar problemas na tireoide

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são dois distúrbios de tireoide que são até comuns, e sempre associados ao ganho e perda de peso em excesso mesmo que a pessoa tenha uma alimentação pouco exagerada.

Sabe a parte branca da unha? Bom, ela só aparece quando a unha cresce o suficiente para fora da carne do dedo, mas em casos de distúrbios de tireoide pode acontecer o que se chamamos de unha de Plummer, quando a unha se separa da carne do dedo, chamada de leito ungueal, ela pode então ficar elevada e isso é um indicativo de que a saúde não vai bem.

Veja Também: 5 sinais de que sua manicure não é tão profissional quanto parece

Mais: 10 alimentos que fortalecem unhas e cabelos

4 – Problemas cardiovasculares

unhas podem indicar problemas cardíacos

As unhas podem indicar problemas cardiovasculares quando ocorrem as chamadas hemorragias por estilhaço, que são linhas de sangue finas e vermelhas nas unhas.

Unhas e dedos em formato muito arredondados e mais largas que o normal, pálidas ou azuladas também podem indicar problemas cardiovasculares. Fique atento!

Veja Também: 8 Sinais de infarto em mulheres

Mais: 6 Exames médicos que toda mulher deve fazer

5 – Doenças digestivas

unhas descamadas pode sinalizar doenças digestivas

As nossas unhas também podem indicar se estamos com doenças digestivas. É importante observar se as unhas ficam doloridas, frágeis, descolando ou descamando.

Outro aspecto que pode indicar que nossa saúde digestiva não vai bem é se as unhas tiverem pontos de hemorragia.

Se observar problemas assim nas suas unhas, vá a um médico e converse sobre o assunto, ele pode receitar os exames necessários para descobrir o que suas unhas podem estar querendo dizer sobre sua saúde.

Veja Também: 5 Causas de Zumbido no Ouvido e Tratamentos Caseiros

Mais: 5 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

Uma Resposta

  1. zelita visentainer outubro 4, 2016

Adicionar comentário