30 benefícios da banana para beleza e saúde

As bananas são frutas realmente incríveis.

Elas são doces, mas não causam aumento de açúcar no sangue e elas são uma das maiores fontes de energia da natureza.

Antes de entrarmos nos vários benefícios das bananas, aqui estão alguns fatos que você pode não saber sobre essa fruta:

O pé de banana não é uma árvore. A banana, na verdade, é uma planta herbácea.

A banana é levemente radioativa, mas não vão causar nenhuma mutação em ninguém. Os níveis de radiação são bem mais baixos que aqueles que fazem mal, mas às vezes, a fruta é usada como uma unidade de radiação quando os níveis de exposição a ela são descritos.

Agora que você sabe algumas informações triviais sobre a banana, vamos aos benefícios da fruta para a saúde e beleza:

Veja: Biomassa de banana verde emagrece e previne doenças

Mais: Biomassa de banana verde emagrece mesmo?

E: Conheça a Dieta da banana pela manhã

benefícios da banana

1. Melhora a visão

Assim como as cenouras, a bananas possuem muita vitamina A, que é vital para a saúde dos olhos. A vitamina A mantém a saúde dos olhos e também os ajuda a ajustá-lo para as variações de iluminação. Sendo assim, a fruta ajuda você a enxergar melhor no escuro, por exemplo.

Veja: Lentes de contato: esclareça suas dúvidas

2. Mantém o sistema digestivo saudável

Comer banana é bom para o sistema digestivo porque a fruta contém o componente chamado frutooligossacarideo, que produz enzimas que melhoram a absorção de nutrientes.

Existem nutrientes na banana que aliviam a constipação e te protegem de úlceras gástricas.

Mais: Médico Revela Alimentos que Emagrecem e Queimam Gordura 24 Horas

3. Controla a pressão sanguínea

Outro benefício para a saúde que a banana promove é o controle da pressão sanguínea. As bananas são ricas em minerais como potássio, magnésio e cálcio.

Esses minerais, especialmente o potássio, são conhecidos como estabilizadores de pressão arterial. O consumo da banana é altamente recomendado para quem tem hipertensão.

Conheça: 5 Frutas que ajudam emagrecer

4. Previne doenças cardíacas

Manter o coração saudável é outro benefício da fruta. As bananas são ótimas para o sistema cardiovascular. Elas contêm gordura esterol, que ajuda a interromper a absorção de colesterol pelo corpo.

As frutas também são boas fontes de vitaminas C e B6 e potássio, componentes que previnem doenças cardíacas.

Conheça: Goji Berry: conheça os benefícios dessa fruta

5. Recomendada para diabéticos

Por causa do potássio, as bananas são altamente recomendadas no tratamento de diabetes. Além da estabilização do açúcar no sangue que o potássio oferece, essa fruta possui baixo índice glicêmico, então, elas não fazem o nível de açúcar aumentar no sangue, como outras frutas.

Mais: Aprenda a Controlar e a Curar Seu Diabetes Naturalmente

6. Previne osteoporose

Comer bananas regularmente é bom também para a saúde dos ossos e dos dentes. O potássio na fruta ajuda o corpo a absorver cálcio, que é essencial para manter os ossos e dentes fortes, prevenindo a osteoporose.

Mais: Conheça os principais benefícios da musculação

7. Protege contra a Doença de Alzheimer

As bananas contêm antioxidantes que protegem as células do cérebro de serem danificadas pelos radicais livres.

Acredita-se que a dieta rica em antioxidante protege também os neurônios e pode reduzir o risco de doenças degenerativas, como a Doença de Alzheimer e a Demência.

Conheça: 6 doenças autoimunes comuns

8. Ajuda a dormir melhor

A banana pode ser muito útil se você tem problemas para dormir à noite. Se você sofre de insônia, tente comer uma banana antes de dormir.

O magnésio e o potássio agem como relaxantes musculares e isso, junto com os carboidratos que a fruta possui, pode ajudar você a dormir melhor.

Conheça: Top 7 Alimentos que farão você dormir melhor

9. Melhora a depressão

As bananas podem melhorar seu ânimo e podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão. Elas contêm o aminoácido triptofano e vitamina B6, que auxiliam o corpo a produzir a serotonina, que promove um sentimento de bem-estar.

Conheça: 11 alimentos para combater a depressão

10. Auxilia na perda de peso

Comer banana como lanche pode te ajudar a perder peso. Muitas pessoas pensam que bananas possuem gorduras que fazem as pessoas engordarem, mas isso não é verdade.

Elas possuem muitas fibras e as fibras fazem você se sentir cheia, mas têm poucas calorias, então você não sentirá a necessidade de comer outra coisa depois.

Fazer uma dieta rica em fibra é uma das melhores maneiras de perder peso.

Conheça: 40 dicas para emagrecer rápido

11. Reduz o risco de câncer

Adicionar a banana à dieta pode reduzir o risco de câncer. Assim como outras frutas, as bananas são ricas fontes de antioxidantes, que combatem o câncer.

As fibras da fruta também fazem com que o intestino trabalho corretamente, que pode prevenir o câncer intestinal.

Saiba: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

12. Reduz o colesterol

Outro benefício da fruta é que ela pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. As bananas contêm um grande número de fibras que ajudam o corpo a expelir esse mau colesterol, que causa entupimento de artérias.

Veja: Chá de alcachofra emagrece, combate o inchaço e colesterol

13. Previne anemia

Deficiência de ferro, ou anemia, pode causar tontura, fraqueza, dores de cabeça e, em casos mais extremos, pode ser fatal. As bananas são uma boa fonte natural de ferro, elemento que o corpo necessita para produzir hemoglobinas.

Conheça: 8 coisas que podem acontecer se você parar de comer pão

14. Remove verrugas

Se você esfregar o interior da casca da banana em uma verruga, ou se você colocar um pedaço da casca durante a noite em cima dela, ela vai remover a verruga e você não vai precisar fazer tratamentos químicos pesados que podem causar dor.

Conheça: Peeling para manchas de acne

15. Alivia azia

Se você acordar no meio da noite com azia, tente comer uma banana. A fruta pode aliviar a sensação por causa de antiácidos naturais que neutralizam os ácidos do estômago. A banana irá restaurar rapidamente o equilíbrio do sistema digestivo.

Conheça: 8 Receitas Caseiras com Bicarbonato de Sódio

16. Cura calcanhares ressecados

Outro benefício para a pele é que a banana pode curar calcanhares ressacados. Tente massagear o local com a poupa da banana e deixa a fruta na pele por dez minutos.

Quando você lavar o calcanhar, os agentes anti-bactericidas da banana vão ter ajudado e remover qualquer infecção, além da poupa possuir pode hidratante.

Veja: Pés ressecados: Saiba como tratá-los

17. Aumenta o cabelo

Bananas podem ser um ótimo ingrediente para máscaras de cabelo. Tente fazer uma máscara caseira com banana, iogurte natural e óleo de coco. Ela vai dar volume ao cabelo a ajudar no crescimento dele.

Veja: Como tratar e dar volume aos cabelos finos

18. Remove oleosidade excessiva na pele

Se você tem a pele oleosa, as bananas podem te ajudar nisso também. Misture a banana com aveia, mel e leite de amêndoa. Massageia a pele com a solução e ela vai esfoliar e remover o excesso de óleo do rosto.

Conheça: Produtos de limpeza para a pele oleosa

19. Clareia os dentes

A fruta contém um agente clareador natural que funciona em dentes manchados. Os dentes podem ficar mais escuros com café, vinho e alguns alimentos.

Se isso aconteceu com você, tente escovar os dentes com o interior da casca da banana e deixe agir por dez minutos antes de você lavar a boca novamente. Se você fizer isso diariamente, seus dentes ficarão brancos novamente.

Conheça: 5 novidades em tratamentos para um sorriso perfeito

20. Reduz rugas

Passe o interior da casca da banana na região da pele onde você tem mais rugas e a fruta vai suavizar a pele e trazer de volta um pouco da elasticidade.

Lave depois de cinco minutos. Se você fizer isso todos os dias, vai poder notar a redução das rugas em poucas semanas.

Conheça: 4 máscaras caseiras para combater rugas ao redor dos olhos

21. Cura a acne

A banana possui um ótimo efeito antibactericida que é ótimo no tratamento da acne. Para fazer sua própria máscara antiacne, misture uma banana amassada com amêndoa e mel.

Aplique na pele e deixe agir por cinco minutos. Depois lave com água morna.

Veja: Como acabar com a acne na idade adulta

22. Trata cabelos com frizz

Cabelos secos e com frizz podem ser tratados com uma máscara de banana. Para isso, amasse duas bananas com mel e óleo de argan.

Massageia os cabelos com a solução perto da raiz e deixe agir por meia hora. Você pode lavar e condicionar os fios normalmente depois.

Conheça: 10 soluções caseiras para eliminar o frizz dos cabelos

23. Trata pele seca

O efeito hidratante das bananas pode ser muito bom para quem tem a pele seca. Uma mistura de bananas com mel pode reidratar a pele. Aplique a mistura na pele e deixe agir de cinco a dez minutos. Depois é só lavar.

Mais: Se livre dos incômodos da pele seca

24. Alivia a coceira de picadas de insetos

Se você for picada por um inseto, então esfregar a parte de dentro de uma casca de banana no local pode reduzir o inchaço e aliviar a dor e a coceira que a picada do inseto causa.

Conheça: Receitas caseiras para afastar mosquito da dengue

25. Reduz inchaço ao redor do olho

O potássio na fruta seca o excesso de fluido da pele e reduz a aparência inchada dos olhos quase que instantaneamente.

Esfregue uma banana amassada na área abaixo do olho e deixe agir por dez minutos. Quando você lavar, os olhos inchados terão ido embora.

Conheça: 10 receitas caseiras para tratar olheiras de forma natural

26. Banana e óleo de oliva para cabelos brilhantes

Aqui vai outra receita de máscara para cabelos, dessa vez para cabelos brilhantes: amasse uma banana e misture com ¼ de xícara de azeite de oliva e a clara de um ovo. Massageia a mistura no cabelo e deixe agir por 15 minutos antes de lavar com shampoo.

Bananas possuem nutrientes que condicionam o cabelo e trazem brilho e balanço.

Veja: Banho de brilho caseiro para deixar seus cabelos radiantes

27. Tonifica a pele

Bananas também ajudam a tonificar a pele e deixá-la mais jovem. Para isso, misture uma colher de óleo de amêndoa à banana e aplique no rosto, deixando por 15 minutos. Sua pele ficará mais macia e natural.

Conheça: 13 Dicas para você ter uma pele linda e saudável

28. Cura caspa

As propriedades antibactericidas e antifúngicas das bananas são ótimas para tratar as caspas. Misture uma banana com óleo de coco, limão e mel. Massageie o couro cabeludo com a mistura e deixe por 20 minutos.

Veja: 6 Dicas para Você Acabar com Caspa

29. Limpa e esfolia a pele

Por serem ricas em vitaminas A, C e E, as bananas promovem uma limpeza natural da pele. Para esfoliar e dar um ar limpo para a sua pele, faça uma mistura de banana amassada e grãos de café e passe no rosto.

Mais: Esfoliação: 4 Receitas Caseiras

30. Trata lábios rachados

Se você costuma ter lábios secos e rachados, a banana pode te ajudar também. Esfregue um pouco de polpa de banana nos lábios com óleo de amêndoa antes de ir para a cama e deixe agir durante a noite.

Veja: Aprenda a fazer um hidratante labial caseiro

Uma Resposta

  1. Raidson agosto 24, 2015

Adicionar comentário