13 Razões para menstruação atrasada

Nem sempre a menstruação atrasada é sinônimo de gravidez. Se você tem consciência de que não teve relações desprotegidas em meses próximos, fique despreocupada quanto a isso.

De maneira geral, é normal o atraso menstrual por poucos dias, e isso acontece até com as mulheres que possuem o ciclo menstrual regular sem que isso esteja associado com alguma alteração em sua saúde.

Mas fique atenta! Caso isso esteja acontecendo ha mais de 3 meses seguidos, procure rapidamente o ginecologista para obter mais informações sobre sua saúde, pois nesses casos, pode ser que esteja relacionado com alguma doença pré-existente.

Neste artigo iremos abordar as possíveis causas da menstruação atrasada. Tome nota!

Razões para menstruação atrasada

Motivos da menstruação atrasada

Veja Também:

O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

12 efeitos que a pílula anticoncepcional pode provocar no seu corpo

1. Gravidez

Esse é o principal motivo da menstruação atrasada. Portanto, o que a mulher sexualmente ativa deve descartar primeiramente é a presença de uma gravidez.

A menstruação atrasada “costuma” ser o primeiro sintoma de gravidez, mas existem mulheres que depois de ter um “atraso” apresentam um pequeno sangramento, e isso faz com que elas descartem a possibilidade de uma gestação. Isso não deve ser feito, pois é muito comum um pequeno escape ou sangramento no início da gravidez.

Portanto, é de suma importância você procurar um médico ginecologista para um diagnóstico definitivo.

Conheça: 11 primeiros sintomas de gravidez

2. Você pode estar com problemas na tireoide

O aumento do hormônio produzido pela tireoide (conhecido como hipertireoidismo) e a diminuição desse hormônio (conhecido como hipotireoidismo) pode afetar a menstruação, pois a diminuição ou aumento desses hormônios influenciam todo nosso organismo.

Veja Também: 10 coisas que você deve perguntar ao seu ginecologista

3. Ansiedade e estresse

O que provavelmente você não saiba, é que o estresse presente no dia a dia e o transtorno de ansiedade são as maiores causas para o atraso da menstruação em mulheres férteis.

Fatores emocionais geram uma inquietação intensa no organismo afetando assim seu ciclo menstrual.

Portanto, procure relaxar, ficar menos preocupada, faça exercícios de relaxamento como o yoga, isso te ajudará a minimizar as tensões causadas no dia a dia.

Mais: 6 Técnicas para você combater a ansiedade

4. Aumento ou diminuição do peso

O aumento ou a perda de peso é uma importante causa para sua menstruação atrasada pois, as células de gordura contribuem para a produção de estrogênio no corpo feminino, e esse hormônio é responsável pelo amadurecimento ou maturação dos óvulos.

E quando há esse aumento ou essa perda brusca de peso, os níveis de estrogênio podem ficar prejudicados fazendo com que o ciclo da mulher fique comprometido, atrasando assim a menstruação.

Veja Também: 10 sinais de que você precisa ir ao ginecologista

5. Recente início do ciclo menstrual

Uma causa muito comum para menstruação atrasada é o recente início do ciclo menstrual, portanto, se você menstruou pela primeira vez a pouco tempo, relaxe! Sua menstruação pode demorar até 2 anos para regularizar, isso ocorre porque seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo.

Mas fique atenta! Você pode engravidar nesse período, portanto, consulte seu médico ginecologista para maiores informações.

Veja: 8 segredos embaraçosos que você deve contar para o seu ginecologista

6. Distúrbios alimentares ou magreza excessiva

Uma importante causa para menstruação atrasada são os distúrbios alimentares, o que pode causar a magreza em excesso, e isso é muito ruim, pois as células de gordura contribuem para produção de estrogênio no organismo, amadurecendo os óvulos para que eles possam ser liberados pelos ovários.

Se não há células de gordura no corpo, não há também o amadurecimento dos óvulos, fazendo com que seu ciclo menstrual fique comprometido.

Veja Também: Mau cheiro na vagina é sinal de que algo não vai bem

7. Ovários policísticos

A presença do que chamamos de síndrome dos ovários policísticos ou (SOP) é uma causa muito comum para menstruação atrasada.

O que acontece é que as mulheres com essa síndrome produzem em excesso um hormônio masculino chamado androgênio, o que deixa seu ciclo menstrual irregular.

Mulheres que possuem essa síndrome tem tendência a serem mais gordinhas, e isso também é um fator que dificulta ter um ciclo regular, pois, como já mencionamos, as células de gordura contribuem para produção de estrogênio (hormônio que atua no amadurecimento dos óvulos) e o excesso de gordura pode levar ao excesso na produção desse hormônio, comprometendo assim o ciclo menstrual.

Veja Também: Síndrome de Ovário Policístico atinge 10% das mulheres

8. Menopausa

Uma importante causa de menstruação atrasada é a chegada da menopausa, o que geralmente ocorre entre os 45 a 55 anos da mulher. O que acontece é que o ciclo menstrual fica bastante irregular podendo ficar meses sem menstruar.

Pode acontecer da menopausa vir precocemente, ou seja, a partir dos 35 anos de idade. Fique atenta se isso acontecer, procure imediatamente o médico ginecologista para que ele tome as precauções adequadas.

Conheça: 7 mais comuns sinais e sintomas da menopausa

9. Doenças ou infecções

O fato de você estar doente, pode ser causa de atraso na menstruação, não precisando ser uma doença séria para isso, às vezes uma simples gripe já é um fator desencadeante da irregularidade do seu ciclo.

Veja Também: Você sabe como se proteger da candidíase?

10. Medicamentos

É uma importante causa de menstruação atrasada. O uso de alguns medicamentos podem influenciar no ciclo hormonal, comprometendo assim o ciclo menstrual.

Veja Também: Remédios para emagrecer: o que ninguém te contou sobre eles

11. Erro nos cálculos

Coloque uma coisa em sua cabeça: “mesmo que você tenha uma menstruação regular, sua menstruação pode atrasar! ” Talvez porque você não tenha feito os cálculos direito, ou simplesmente porque atrasou, afinal seu organismo não tem um calendário para que ele possa acompanhar todo santo mês, concorda?

Veja Também: Corrimento vaginal: quando ele pode indicar um problema

12. Interrupção da pílula anticoncepcional

É possível que sua menstruação atrase quando você decidir interromper o uso da pílula anticoncepcional, isso porque (se você já toma a muitos anos) seu organismo pode demorar um pouco a normalizar, isso acontece entre cerca de 4 a 6 meses.

Veja Também: Conheça 5 mitos sobre o anticoncepcional

13. Amamentação

É muito comum ter a menstruação atrasada devido a amamentação. Isso ocorre por causa dos hormônios responsáveis pela produção do leite, mas, fique tranquila! Isso é transitório.

Adicionar comentário