13 erros comuns em entrevistas de emprego e como evitá-los

Não passou na entrevista de emprego? Você pode ter falhado em algum detalhe. Conheça 13 erros comuns em entrevistas de emprego e saiba como evitá-los.

O objetivo da entrevista de emprego é bem simplório: o empregador quer saber se o candidato é adequado para a vaga disponível e o candidato quer saber se aquele emprego é tudo que ele sempre sonhou. Mas, esse momento produz uma enorme expectativa que acaba sendo estressante para muitos entrevistados.

A pressão acaba fazendo com que os candidatos fiquem nervosos e cometam erros que a cada dia se tornam mais comuns e são fáceis de evitar.

Veja agora os erros comuns em entrevistas de emprego e saiba o que fazer para evitá-los.

Erros comuns em entrevistas de emprego

erros comuns em entrevistas de emprego

1. Parecer desesperada

Sabemos que conseguir um trabalho é muito importante e que pode até ser que algumas pessoas estejam mesmo desesperadas, porém, o entrevistador não pode perceber isso. Pessoas desesperadas aceitam qualquer trabalho, até aqueles com que não tem afinidade.

Como evitar

Seja tranquila e não tente a todo segundo mostrar o quão perfeita para a vaga você é. Apenas fale nos momentos em que o entrevistador lhe abrir essa possibIlidade.

Veja Também: Dicas de beleza para entrevista de emprego

2. Roupas inadequadas

A escolha da roupa ideal para uma entrevista de trabalho pode ser a diferença entre ser ou não contratado.

Entenda que roupa ideal não quer dizer roupa social, pois se a empresa para a qual você quer entrar tem um estilo mais informal ou mesmo a vaga é para uma função que não combina com peças de alfaiataria, será um erro estar formalmente trajada. Vista-se de acordo com a vaga em disputa.

Como evitar

Observe como as pessoas que trabalham na função que você deseja se vestem e tente seguir a mesma linha.

Veja Também: Look para entrevista de emprego

3. Celular

O celular já se tornou uma verdadeira extensão de algumas pessoas, saiba que existem casos reais de entrevistadores que foram surpreendidos por candidatos que sem cerimônia responderam whatsapp ou mesmo atenderam ligações enquanto estavam sendo sabatinados.

Como evitar

Deixe o seu celular no silencioso (sem a função de vibrar) durante a entrevista e dentro da bolsa.

Conheça: 5 maiores erros de make nas entrevistas de emprego

4. Informe-se sobre a empresa

Uma das perguntas mais comuns durante uma entrevista de trabalho é “O que você conhece a respeito da empresa?”. Muitos candidatos não tem nada a responder porque simplesmente não sabem nada.

Hoje em dia esse é um erro imperdoável, pois temos a possibilidade de numa rápida pesquisa no Google saber tudo sobre uma determinada empresa.

Como evitar

Antes de ir para a entrevista faça uma pesquisa na internet. Acesse o site da empresa, leia sobre a sua história, os seus fundadores e que tipo de produtos/serviços oferece.

Veja Também: 3 Dicas de moda para entrevista de emprego

5. Respostas monossilábicas

Tem coisa mais constrangedora do que conversar com uma pessoa que nos responde somente sim ou não? Pois, para um entrevistador de RH não tem.

Esse é um dos erros comuns em entrevistas de emprego, candidatos que não conseguem se comunicar e não tem boa desenvoltura são vistos como inadequados mesmo que tenham um excelente currículo.

Como evitar

Para algumas pessoas é um verdadeiro martírio ter que falar por algum tempo a respeito de si mesmas. Vença essa timidez, se necessário treine em casa com algum familiar para ter melhor desempenho.

Veja: Como vencer a timidez em 10 passos

6. Respostas erradas

Outro problema que pode ocorrer durante uma entrevista de trabalho, é ter uma comunicação truncada com o entrevistador e assim lhe dar respostas erradas.

Perder-se no raciocínio ou mesmo não entender completamente uma pergunta é mais comum do que parece.

Como evitar

No caso de não ter entendido algo que lhe foi perguntado, seja por não ter escutado bem ou mesmo por ter se perdido, peça que o interlocutor pergunte novamente. Pior do que pedir para que ele repita é não entender e responder errado.

Veja Também: Entrevista de emprego: saiba qual cor usar

7. Estabelecer uma intimidade forçada

Tem candidatos que acham que para conquistar o emprego precisam parecer íntimos da pessoa que os está entrevistando. Porém, para o entrevistador isso pode soar falso e até desagradável.

Como evitar

Saiba que você deve dar respostas objetivas e se atendo a questões profissionais. Não leve a entrevista para um viés pessoal.

Veja Também: Maquiagem para entrevista de trabalho

8. Informações desencontradas

Muitas empresas pedem o currículo do candidato por e-mail ou pelo site, e pessoalmente pedem que o mesmo preencha um formulário com algumas informações.

Sabemos que nem todo mundo é bom de lembrar anos e tempo em que ficou em determinados trabalhos. Tenha cuidado para não fornecer informações imprecisas ou desencontradas entre o currículo e o formulário.

Como evitar

Leve consigo uma versão impressa do seu currículo para usar como “cola”.

Veja: Como vestir corretamente para uma entrevista de emprego

9. Não fale mal de outras experiências profissionais

Provavelmente o seu entrevistador já teve um chefe que considerava como um idiota, mas isso não significa que ele achará bom que você fale mal dos seus colegas do trabalho anterior.

Além do mais, o mercado de trabalho é menor do que você pensa e a pessoa que está diante de você pode conhecer o seu ex-chefe ou a sua antiga empresa.

Outro ponto, é que o entrevistador pode ficar com receio que um dia você fale mal desse trabalho também.

Como evitar

Seja sucinto a respeito de experiências profissionais anteriores, foque somente na questão profissional, quais as funções que você exercia e as experiências que possui.

Veja Também: Cabelo, roupa e maquiagem para entrevista de emprego

10. Não minta

Esse conselho pode parecer um tanto estranho, mas saiba que mentir a respeito de conhecimentos e qualificações está entre os erros comuns em entrevistas de emprego.

Na ânsia de conquistar um bom trabalho algumas pessoas podem mentir ou simplesmente exagerar o tanto que conhecem um determinado software ou uma língua estrangeira. Mentira tem perna curta e mesmo na entrevista pode ser verificado com um simples teste.

Como evitar

Seja honesto, se o seu conhecimento de inglês é básico não diga que é intermediário. Pode ser que você não consiga a vaga, mas o entrevistador não terá uma má impressão de você e no futuro pode acontecer uma contratação para outra função.

Veja Também: 5 dicas para dar um up em seu look de trabalho

11. Preserve a sua vida pessoal

Hoje em dia estamos num momento em que as pessoas gostam de expor demais a sua vida pessoal. Evite esse tipo de exposição durante uma entrevista de trabalho ou mesmo no seu currículo.

Por exemplo, se você toca piano e está se candidatando a uma vaga de gerente de loja não precisa colocar esse item como um adicional no seu currículo.

Como evitar

Saiba dosar o que é realmente necessário de ser informado durante a entrevista.

Veja Também: Conheça alguns dos melhores empregos do mundo

12. Agradeça o tempo do entrevistador

Uma entrevista de trabalho pode ser bastante estressante, de maneira que, algumas pessoas apenas desejam ir embora quando o entrevistador diz que terminou.

Evite aquela cena de levantar correndo da sala e ir embora, agradeça o tempo que o profissional dedicou a você.

Como evitar

Em geral essa pressa de ir embora se dá pela ansiedade gerada, tente se manter calmo até o final e  policie para se despedir e agradecer.

Veja: Como fazer uma maquiagem para o ambiente profissional

13. Não ter uma boa linguagem verbal e corporal

Ler pode ser algo bastante útil para a sua vida como um todo, pois te ajudará a desenvolver um vocabulário mais amplo.

Outro tipo de linguagem que precisa ser bem desenvolvida é a linguagem corporal. Olhe nos olhos da pessoa que está te entrevistando e tente escolher palavras que sejam claras.

Como evitar

Vale novamente a dica de treinar em casa para se sentir mais preparado para a entrevista.

Adicionar comentário