12 motivos para você abandonar o hábito de tirar cutículas

Quando você vai ao salão para fazer as unhas a sua manicure te pergunta se você quer tirar cutículas? Confira a seguir 12 motivos para responder “não” a essa pergunta.

Descubra como tirar cutículas pode prejudicar a sua saúde se tornando uma porta de entrada para doenças oportunistas e até mesmo deixar as suas unhas com má aparência.

Veja Também:

5 mitos e verdades sobre as cutículas

Conheça a nova técnica americana de retirar cutículas

Aprenda a proteger e cuidar de suas cutículas

Razões para não tirar cutículas

motivos para você não tirar as cutículas

1. Pintar as unhas fica muito mais rápido

Esse pode parecer um motivo sem importância, mas já reparou que o mais demorado de fazer as unhas é aguardar o amolecimento das cutículas e a sua remoção?

Então pense em como é mais prático somente esmaltar as unhas. Sem contar que ás vezes a manicure pesa a mão e tira mais do que a cutícula, não é mesmo?

Veja: Como ter unhas bonitas sem tirar a cutícula

2. Cutículas sempre finas

Em geral quem reclama de ter cutículas grossas é quem tem o hábito de tirá-las com frequência.

Isso acontece porque toda vez que a cutícula é retirada o organismo precisa fazer a sua reposição e entende que precisa deixa-la mais grossa para evitar que ela seja perdida novamente.

Se você parar de tirar cutículas ficará com elas fininhas.

Veja Também: 5 sinais de que sua manicure não é tão profissional quanto parece

3. Cutículas impedem a entrada de micro-organismos

As unhas podem ser a porta de entrada para micro-organismos que acarretam em doenças oportunistas. Então, contar com uma barreira que impeça que eles entrem em nosso organismo é sempre bom.

Por isso recomendamos que você não tire suas cutículas, pois além de manter as suas unhas ‘vedadas’ você evita eventuais machucados que podem facilitar ainda mais o surgimento de doenças.

Quem nunca teve o dedo machucado por uma manicure?

Veja Também: 5 alertas que suas unhas podem estar enviando sobre sua saúde

4. Sem pelinhas

A retirada das cutículas com frequência pode vir acompanhada daquelas pelinhas soltas nas laterais ou na parte inferior das unhas. Quando você deixa de remover as cutículas as pelinhas aparecem com menos frequência.

Isso ajuda também a evitar situações em que as pelinhas são arrancadas e deixam feridas abertas nos seus dedos que além de arder representam a possibilidade do surgimento de doenças.

Veja Também: 4 Receitas Caseiras Para Fortalecer as Unhas

5. Você fica mais tranquila para ir à manicure

Sabemos que a legislação obriga que os salões de beleza esterilizem corretamente as ferramentas usadas para fazer as unhas das clientes, uma vez que eles podem transmitir doenças entre as usuárias, no entanto, é normal ficar apreensiva.

Você pode levar seu próprio alicate e outros materiais para fazer as unhas ao salão ou pode também solicitar que não sejam retiradas as cutículas. Assim não será necessário usar o alicate.

Veja Também: 10 truques para fazer você mesma suas unhas

6. Sem machucados

Mesmo as melhores manicures ás vezes deixam alguma lembrança desagradável nas mãos de suas clientes.

Se você já cansou de sair do salão com os dedos com pequenos machucados causados pela falta de destreza da profissional para manusear o alicate, entende bem o que estamos dizendo.

Ao não retirar as cutículas você não se expõe a esse risco.

Mais: 5 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

7. Você pode mudar mais vezes a cor do esmalte

O processo de fazer as unhas se torna muito mais prático eliminando a parte de remover as cutículas, e dessa forma é mais fácil que você se motive a trocar a cor do esmalte mais vezes.

Além disso, em tempos de crise financeira poder fazer você mesma as suas unhas é sempre melhor, não é mesmo?

Se for só para esmaltar você consegue perfeitamente fazer as unhas sozinha e em casa.

Veja Também: Esmalte Vermelho: Dicas para aplicar e remover sem manchar

8. O fim das manchinhas brancas nas unhas

Em muitos casos, o surgimento de manchas brancas nas unhas significa que o seu organismo está com deficiência de alguma vitamina, porém, também pode se referir a remoção das cutículas.

Algumas pessoas ficam com as suas unhas fragilizadas pelo processo de remoção de cutículas e então começam a apresentar essas manchinhas.

Veja Também: Saiba como montar um kit para fazer unhas

9. Suas unhas mais fortes

O procedimento de tirar cutículas também é responsável por enfraquecer as suas unhas. A partir do momento que você deixa de fazer essa remoção, permite que as suas unhas se tornem mais fortes.

Outro segredo para ter unhas fortes é dar um tempo entre uma esmaltação e outra. Deixe suas unhas sem esmalte por um ou dois dias.

Veja Também: Detox para Unhas Passo-a-Passo

10. Manutenção da aparência das unhas

Quando uma mulher vai ao salão fazer as unhas deseja sair de lá com o visual incrível e poderoso.

A retirada das cutículas pode acarretar num visual vencido antes do tempo, isso porque se cria um espaço entre a unha e a cutícula removida e também porque a mesma torna a crescer.

Em alguns casos a cutícula pode inclusive ficar ressecada, outro fator que traz má aparência para as suas unhas.

Veja Também: Receita caseira para clarear as unhas

11. Existem produtos para hidratar as unhas

Não é necessário tirar cutículas para ter unhas bonitas, hoje em dia a indústria cosmética oferece uma grande variedade de itens de fortalecimento e hidratação.

É muito mais interessante e econômico investir num bom creme para as unhas do que remover a principal barreira de proteção das suas mãos toda semana, não é mesmo?

Veja Também: Os 7 mandamentos para ter unhas perfeitas

12. Moldura natural para o esmalte

Sem a retirada das cutículas a esmaltação fica muito mais natural e bonita, isso porque o esmalte consegue assentar melhor nas suas unhas.

Como já citamos, com a retirada das cutículas se criam espaços vagos que podem ficar feios quando vistos de longe. O acabamento das suas unhas ficará muito mais bonito com as cutículas intocadas.

Veja Também: 5 melhores produtos para você cuidar das unhas

Adicionar comentário