11 Motivos para as Empresas Contratarem Mais Mulheres

Há tempos que as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho.

A contração delas passou de simples promoção de igualdade social à estratégia de produtividade organizacional e aumento de lucro.

Esta visão estratégica deu motivos para as empresas contratarem mais mulheres:

Veja: 4 coisas que mulheres extremamente bem sucedidas fazem antes do almoço

Veja Também: 8 coisas que pessoas bem-sucedidas têm em comum

E mais: 7 profissões que pagam as mulheres muito bem

Bombando: Look para entrevista de emprego

Motivos para as empresas contratarem mais mulheres

1 – Maior compreensão do mercado

A depender principalmente do ramo de negócios, o poder final de decisão é das mulheres.

Assim, nada mais natural do que tê-las em sua equipe, inclusive em posição de liderança, pois irão compreender melhor o seu público-alvo.

E mais: Conheça alguns dos melhores empregos do mundo

2 – Maior empatia

As mulheres têm a tendência em ouvir com mais atenção a equipe com que trabalha, e os clientes, de maneira a sempre buscar a melhor solução e o mais eficiente serviço.

Com isso, ela consegue manter talentos profissionais e melhores clientes na empresa.

E mais: 10 dicas de etiqueta no trabalho

3 – Multitarefas

Diferentemente dos homens, que procuram realizar uma tarefa de cada vez para um melhor resultado, as mulheres conseguem lidar com uma diversidade de trabalhos, com grande competência e qualidade, aumentando a produtividade.

Contudo, é preciso respeitar os limites pessoais.

Sobrecarregá-las de serviço contribui para uma queda significativa de produção.

Veja Também: Descubra como ser mais produtiva

4 – Melhor planejamento financeiro

Outro fator de peso consiste na capacidade feminina de atingir o mesmo objetivo do que o homem utilizando menos capital.

Por serem mais detalhistas e terem uma excelente visão para planos de corte de custo, as mulheres costumam se sair melhor do que os homens no momento de fazer um planejamento financeiro dos custos necessários para atingir uma meta.

Veja Também: 5 pequenas coisas para você fazer todos os dias e ser muito mais inteligente

5 – Diversidade da equipe

Mulheres gostam de diversidade e inovação.

A diversidade da equipe, sendo ela constituída por homens e mulheres, costuma ser mais produtiva, pois pode-se aproveitar melhor as características de cada gênero na maneira de agir, contribuindo para que a organização atinja suas metas mais facilmente.

Ainda que haja competitividade, as mulheres sabem lidar melhor com a situação, preferindo a qualidade do todo ao invés de se firmar individualmente.

Veja Também: 12 filmes que toda mulher deveria assistir

6 – Flexibilidade de ideias

Os homens costumam ser bem resistentes a novas ideias, principalmente quando já possuem um modelo de ação que consideram um sucesso.

As mulheres, mesmo já implantado um modelo de excelente retorno, são mais flexíveis quanto às novas ideias apresentadas, procurando sempre inovar.

Remodelar a estratégia é uma excelente maneira de manter a empresa sempre em evidência, com o usual sucesso de suas ações no mercado, atraindo clientes que estão sempre em busca de novidades, além de manter perto os clientes já conquistados.

Veja Também: 12 dicas de como pedir uma promoção no trabalho

7 – Equilíbrio do lado profissional com o lado pessoal

Por possuírem uma maior empatia, as mulheres ouvem mais os membros da equipe buscando a melhor solução para manter o ambiente de trabalho em harmonia.

Ainda que façam isso entrando em um campo mais pessoal, sabem equilibrar este lado com o profissional, pois adentram no limite necessário para motivar a equipe e não fazer do local de trabalho uma extensão de suas relações pessoais.

Veja Também: 9 Atitudes Simples para Transformar sua Vida

8 – Eficiência em momentos de crises

Elas possuem mais ‘jogo de cintura’ nos momentos de crises.

Ao invés de perderem a paciência e concentrarem tudo em suas mãos, colocando sobre os ombros todo o peso da crise, as mulheres delegam tarefas aos melhores funcionários, propõem soluções eficientes, trabalham muito bem em conjunto.

O que antes parecia uma situação a ser resolvida em um longo e angustiante período, com um foco rápido o problema é solucionado mais rapidamente e de forma eficiente.

Veja Também: 6 coisas que você faz e que irritam seus colegas de trabalho

9 – Ego mais controlado

As mulheres gostam de liderança? Sim!

Porém, seus ato não são voltados exclusivamente para a conquista de um posto alto, pois este é apenas a consequência de sua competência.

Sua visão é mais organizacional, com soluções internas e perante clientes mais eficientes, deixando aflorar sempre sua capacidade em exercer o cargo que ocupa.

Seu ego mais controlado faz com que o cargo, inclusive de liderança, seja melhor exercido.

Veja Também: Mulher grávida pode ser demitida? Tire suas dúvidas

10 – São mais comunicativas

As mulheres são, por natureza, mais comunicativas. Isso não significa falar mais, mas falar com qualidade.

O foco profissional, com uma comunicação mais eficiente e harmônica, culmina em resultados mais positivos.

Veja Também: Perfumes para o trabalho: Escolha a fragrância ideal para sua profissão

11 – São excelentes líderes

A visão mais dinâmica, flexibilidade, comunicação, atenção, compreensão e diversos outros fatores, tornam as mulheres excelentes líderes e com um resultado alto de produtividade.

Todas as característica já mostradas anteriormente, combinadas com os objetivos da empresa, demonstram que as mulheres conseguem ser firmes em cargos de chefia e liderança, mantendo um clima harmônico e equilibrado, o que torna o trabalho prazeroso.

Veja Também: 13 erros comuns em entrevistas de emprego e como evitá-los

Apresentamos 11 (onze) motivos para as empresas contratarem mais mulheres, mas existem muitos outros.

Um levantamento realizado em 2016 mostrou que, no ano de 2015, houve um aumento de 5% para 11% de mulheres exercendo o cargo de presidente de empresas brasileiras.

A mesma porcentagem foi verificada nos cargos de diretoria financeira, sendo este um importante cargo operacional de uma empresa.

Após um longo e árduo caminho trilhado pelas mulheres, que no início apenas lutavam por igualdade, passaram a ser merecedoras dos cargos que ocupam e até mesmo disputadas por sua extrema competência no exercício das funções.

As mulheres ainda têm um grande caminho a percorrer nesta seara, mas já conseguiram mostrar a que vieram e já ocupam cargos expressivos no mercado de trabalho.

Veja Também: Violência Doméstica: O Que Fazer, Como Denunciar e se Defender

Add Comment