10 sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

O câncer engloba mais de uma centena de doenças, cuja característica principal é a multiplicação desordenada de células, que se espalham por entre os tecidos e órgãos do corpo.

O descontrole no número de células acaba gerando tumores, que podem significar tanto acúmulo de massa celular semelhante aos tecidos (tumores benignos), quanto neoplasias malignas (tumores malignos), esse último responsável pelo surgimento da doença.

O câncer pode ser uma doença fatal, dependendo do nível de agressão do tumor e da forma como o organismo reage ao tratamento.

Por ter condições de atacar qualquer órgão e se espalhar rapidamente, o câncer é um processo bastante difícil e doloroso, assim como o seu tratamento.

Conheça 10 sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

Por outro lado, quando descoberto no início e quando o paciente apresenta boas condições físicas e de saúde, as chances de cura aumentam consideravelmente.

Um fator, entretanto, que vem preocupando médicos e pesquisadores em todo o mundo é que muitas pessoas estão convivendo com possíveis sintomas de câncer, sem procurar auxílio médico para obter um diagnóstico.

É o que revelou uma pesquisa da Cancer Research UK, do Reino Unido.

Segundo o estudo, realizado com 1700 britânicos com idade superior a 50 anos, homens e mulheres relataram conviver com diversos sintomas ligados aos tipos mais comuns de câncer sem terem consultado, em nenhuma ocasião, um especialista.

De acordo com a pesquisa, o argumento mais utilizado pelos entrevistados para justificar a ausência nas consultas médicas foi a crença de que tais sintomas são muito triviais para que eles se sintam motivados a ir ao médico.

No caso dos homens, ainda, um dos relatos mais ouvidos é que a procura de auxílio médico por conta de um simples mal-estar seria demonstração de fraqueza perante os amigos e a família.

Outro fator que tem limitado a busca por diagnósticos e, consequentemente, comprometido o tratamento precoce de casos de câncer são os alarmes falsos.

Muitos pacientes com situações de sintomas ligados ao câncer chegaram a ir em busca de diagnóstico e receberam a notícia de que se tratava de um alarme falso.

Quando o sintoma voltou a aparecer, os pacientes não buscaram conselho médico novamente, por acreditarem que era, mais uma vez, um alarme falso, ou então, por sentirem medo de serem taxados de hipocondríacos.

É importante lembrar que muitos sintomas de mal-estar não são causados pelo câncer, mas caso sejam, é de extrema importância que a doença seja descoberta logo no início, para que as chances de tratamento e de cura sejam maiores.

Por isso, conheça a seguir quais são os 10 sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados.

Veja Também: 20 sinais de que você pode ter algum tipo de câncer crescendo em seu corpo

E mais: 17 alimentos cancerígenos que estão na sua mesa

1 – Tosse Frequente

Tosse frequente é um dos sintomas comuns de câncer

A tosse é um dos principais sintomas da gripe e das alergias, sendo bastante comum no outono e no inverno.

Por esse motivo, muitas pessoas ignoram este sinal quando ele aparece, acreditando que não pode haver maiores consequências à saúde.

Entretanto, é importante ficar alerta, caso essa tosse tenha formação de catarro e não mostre sinais de melhora, quando passado um longo período de tempo.

Isso porque a tosse é também um dos sintomas comuns de câncer de pulmão, laringe e garganta.

Veja Também: 5 formas de evitar as doenças do outono

E mais: 7 exames necessários na prevenção do câncer

2 – Cansaço e Febre Intermitentes

Cansaço e febre intermitente são sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

A febre alta e constante, apesar de estar ligada a diversas doenças do dia a dia, também é um dos sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados.

Do mesmo modo, o cansaço e a fadiga, mesmo sendo encarados com normalidade em rotinas puxadas, também devem despertar a atenção para um diagnóstico.

Isso porque tanto a febre, quanto o cansaço, estão diretamente associados à leucemia, que ataca a medula óssea e as células sanguíneas.

Em um paciente com leucemia, os glóbulos brancos (que existem para combater invasores e infecções), ficam doentes e incapazes de executar sua função, abrindo espaço para que as células sejam atacadas.

Veja Também: As 10 piores coisas que podem acontecer se você não tiver vitamina D suficiente

E mais: 7 sintomas aparentemente inocentes que podem indicar um grave problema de saúde

3 – Dores de Barriga e Enjoo

Dores de barriga e enjoos são sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

As dores de barriga e os enjoos seguidos de vômito são sintomas comuns da má digestão ou de intoxicações alimentares.

Entretanto, a persistência destes sinais por períodos prolongados é alarmante, pois estes são também sintomas comuns de câncer de cólon que são frequentemente ignorados.

Caso as dores e os enjoos estejam acompanhados de crises intestinais anormais e muito longas e por excreção de fezes com sangue, procure imediatamente um médico.

Veja Também: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

E mais: Câncer de Mama, fique atenta!

4 – Sensação estranha ao engolir alimentos

dificuldade em engolir alimentos é um dos sintomas comuns de câncer

Quando a pessoa começa a ter dificuldades para engolir alimentos sólidos e até mesmo sua própria saliva, pode acreditar que esteja desenvolvendo uma simples dor de garganta.

Mas fique alerta.

Se este indício se prolongar, procure um médico, pois a dificuldade para engolir é um dos sintomas comuns de câncer de esôfago que são frequentemente ignorados.

Veja Também: Uma dica simples e infalível para diminuir o risco do câncer de pele

E mais: 7 sinais de câncer de mama que as mulheres ignoram

6 – Dores fortes nas articulações

dores fortes nas articulações são sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

O sedentarismo e a vida moderna se tornaram lugares comuns para o aparecimento das dores nas articulações.

Entretanto, o aumento das dores sem causa aparente, assim como sua persistência, não deve ser ignorado, uma vez que este sintoma está intimamente ligado ao aparecimento de câncer nos ossos.

Veja Também: 8 tipos de câncer que você pode contrair se estiver acima do peso

E mais: Fruta proibida pode ajudar a combater o câncer de pulmão

7 – Manchas e hematomas que surgem do nada

manchas e hematomas que surgem do nada são sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

Quando batemos as pernas ou os braços em um cômodo ou objeto, é comum que aquela região fique com um hematoma de coloração roxa por alguns dias.

Em situações normais, a mancha vai clareando, por ação natural do nosso organismo, até desaparecerem.

O problema é quando os hematomas surgem sem causa aparente ou não se curam como deveriam.

Isso quer dizer que pode haver um comprometimento da saúde das plaquetas e dos glóbulos brancos, podendo ser inclusive, um sintoma de leucemia, que compromete os processos de cicatrização e coagulação.

Veja Também: 7 sintomas do câncer de pele que você nem imagina

E mais: Beber 1 lata de cerveja por dia aumenta a chance de ter câncer de pele

8 – Emagrecimento vertiginoso

Emagrecimento vertiginoso é um dos sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

Quando a pessoa começa a perder muito peso em pouco tempo, sem recorrer a nenhum tipo de dieta ou exercícios, é indício que algo não vai bem com a sua saúde.

Pessoas que estão desenvolvendo câncer de estômago, pâncreas ou esôfago, têm como um dos principais sintomas, a perda de 10% do peso corporal já no estágio inicial da doença.

Veja Também: 7 hábitos comuns que aumentam suas chances de ter câncer

E mais: 10 sinais de alerta do câncer de ovário: o assassino silencioso

9 – Dor ao urinar

dor ao urinar é um dos sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

Sentir dor ou ardência ao urinar pode significar que você desenvolveu uma infecção urinária, que precisa ser tratada o mais rápido possível.

Este sintoma, por outro lado, também está ligado ao surgimento de câncer na bexiga ou na próstata, que pode vir acompanhada de outros sinais, como alterações de cor na urina e expulsão de sangue pela uretra.

Veja Também: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

E mais: 10 bebidas naturais para tratar as infecções urinárias

10 – Manchas e verrugas na pele

Manchas e verrugas na pele são sintomas comuns de câncer que são frequentemente ignorados

Manchas marrons, avermelhadas, amarelas, arroxeadas, bolinhas ásperas, muita coceira, sardas e até mesmo verrugas.

Esses são alguns sintomas comuns de câncer de pele que são frequentemente ignorados, colocando em risco a saúde e até mesmo a vida das pessoas.

Curta: Nossa Página no Facebook

Siga: Nosso Perfil no Google+

Adicionar comentário