10 Dicas para manter um bom casamento após o nascimento dos filhos

Sabemos que o bom casamento é uma construção diária e que o casal precisa estar disposto a enfrentar as dificuldades e mudanças que ocorrem no dia a dia.

Veja Também: 10 segredos para ser feliz no casamento e na vida

Mas com certeza uma das mudanças mais drásticas na vida de um casal é a chegada dos filhos.

Veja Também: 5 segredos de um casamento feliz

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que você mantenha um bom casamento, mesmo depois da chegada dos filhos.

As dicas estão dispostas aleatoriamente, não por ordem de prioridade. Todas elas são importantes para a saúde de um bom casamento.

Veja Também: 3 Passos Simples Para Ser Bem Resolvida no Amor

bom casamento após o nascimento do filho

Saiba como manter um bom casamento após a chegada dos filhos

1ª DICA: ENTENDA QUE O SEU MARIDO CHEGOU PRIMEIRO

Pode parecer um pouco duro começar assim. Mas este é o primeiro erro que a grande maioria das mulheres comete já ao descobrir que está grávida.

A cultura de que se deve fazer tudo pela felicidade das crianças, erroneamente ensina que a mãe deve estar disponível 24 horas para o bebê. Fatalmente, isto ocorre à custa do relacionamento do casal.

Veja Também: 15 ameaças que rondam seu relacionamento

Obviamente que as prioridades mudam com a chegada do bebê, mas a mulher deve estar ciente também das necessidades do marido para manter o bom casamento.

E aqui não falamos apenas das necessidades sexuais e sim das necessidades diárias de respeito e apreciação que todo homem possui.

Além do mais, o relacionamento do casal é a coluna da família. Se isto desmorona, toda a família desmorona. Se você valoriza o seu cônjuge, isto contribui para o bom casamento e os seus filhos crescerão mais seguros.

Veja Também: 5 dicas de como inovar no amor

2ª DICA: INCENTIVE O SEU MARIDO A PARTICIPAR DE TODAS AS ETAPAS

Esta dica pode ser considerada uma extensão da anterior. Quando você incentiva a participação do seu cônjuge, ele se sente necessário, valorizado e normalmente responde as suas expectativas.

Neste ponto vale ressaltar que você deve incentivá-lo e não cobrar a participação dele. A forma que você fala faz toda a diferença para manter o bom casamento.

Veja Também: 15 Dicas para você ser a mulher perfeita para seu marido

Para os homens é difícil entender o processo da gravidez da mesma forma que as mulheres. Eles não sentem nenhuma mudança física, nem os movimentos.

Tudo o que ele irá sentir é através das suas experiências e incentivos, além das imagens da Ultrassonografia. E depois que o bebê nasce, se você concentra todas as necessidades do bebê em você, seu marido irá se sentir inútil e pode acabar se afastando de você e do bebê.

Veja Também: Como Satisfazer um Homem e Fazê-lo Feliz em 10 passos

Portanto incentive a ele desde a gravidez a conversar com o bebê, cantar, contar histórias. Peça para ele gravar um vídeo ou mesmo escrever um diário sobre como está sendo este momento de espera.

Caso ele seja tímido, faça uma entrevista com ele, incentivando as respostas relacionadas a este momento de espera.

Veja Também: 10 coisas que toda mulher deveria saber fazer

3ª DICA: INCENTIVE SEU MARIDO A PASSAR TEMPO COM AS CRIANÇAS

pai com filho no bom casamento

Essa dica é para depois que o bebê nasce, obviamente, até quando ele sair de casa. Um tempo a sós entre pai e filhos é essencial para o desenvolvimento emocional da criança.

Temos visto vários casos de pais que se afundam no trabalho e não tem tempo para os filhos. Isto gera crianças inseguras, sem rumo, sem conhecimento de si mesmas.

Veja Também: Esposa: 10 Atitudes que você nunca deve ter

Quando o pai participa da criação dos filhos e passa tempo de qualidade com elas, isto gera crianças confiantes de si mesmas e direcionadas para um futuro promissor.

Mas aqui também vale uma ressalva, deixe que ele passe tempo com as crianças da forma dele. Mantenha um bom casamento, não fique monitorando ou exigindo que ele faça dessa ou daquela maneira.

Você tem várias oportunidades de estar a sós com as crianças, confie nele e deixe que ele também faça a maneira dele.

Veja Também: 15 características femininas que os homens gostam

4ª DICA: USE E ABUSE DA BOA VONTADE DAS AVÓS E TIAS PARA QUE VOCÊS POSSAM TER UM TEMPO A SÓS

Se você mora perto das avós, tias ou madrinhas da criança, considere-se uma mulher de sorte. Converse e negocie com elas a possibilidade de cuidarem da criança por algumas horas para que vocês possam sair a sós, aproveitando a companhia um do outro.

Veja Também: Dicas para você ter um dia especial com o seu amor

Caso não haja essa possibilidade, você pode contratar uma babá ou ainda negociar com uma amiga que tens filhos, retribuindo o favor em outra oportunidade. Por fim, se não tiver jeito, mande as crianças mais cedo para a cama. E curtam este tempo a sós.

Programe-se para que tenham pelo menos uma noite dessas por mês. Vá ao cinema, a um restaurante, ao teatro, enfim, as possibilidades são inúmeras. O importante é que vocês tenham esse momento a dois.

Veja Também: 7 formas de sair da rotina

5ª DICA: CUIDE DE VOCÊ

Durante a gravidez passamos por várias mudanças drásticas no nosso corpo. Além disso os hormônios insistem em modificar nossas emoções.

Lembre sempre de tirar um tempo para você. Cuidar da sua aparência, da sua saúde. Se você tinha uma rotina rígida de cuidados e exercícios físicos, talvez não consiga voltar de imediato ao mesmo ritmo. Mas organize a sua rotina de forma que possa tirar um tempo semanal para cuidar de você mesma.

Leia Também: Veja como eliminar a barriga após a gravidez

Negocie com o seu marido ou com avós, tias, para que fiquem com as crianças enquanto você faz algo que goste, vá ao cabeleireiro, fazer compras, uma reunião com as amigas, enfim, tire um tempo para você.

Com certeza um dos segredos de um bom casamento é você valorizar a si mesma. Não há homem que consiga provar o quanto ele ama uma mulher quando ela mesma não se ama. Entenda que em meio a toda a rotina diária é necessário que você se cuide para poder cuidar dos outros.

Veja Também: 5 atitudes para você se valorizar

6ª DICA: CUIDE DA SUA MENTE

mulher grávida no bom casamento

A gravidez e a chegada dos filhos enchem a cabeça das mulheres com dúvidas e incertezas. Não são raras as vezes que nos pegamos pensando se somos boas o suficiente para nossos filhos e nossos maridos.

Limpe a sua mente. Entenda que você está fazendo o seu melhor. Se precisar de ajuda, procure. Conversar com outras mulheres que passaram ou estão passando por esse momento pode lhe ajudar bastante.

Só lembre-se de procurar pessoas idôneas, maduras e seguras que irão lhe ajudar e não encher a sua cabeça com mais preocupações.

Veja Também: Você sabe o que é um “relacionamento-bomba-relógio”?

7ª DICA: NÃO SACRIFIQUE A VIDA SEXUAL DO CASAL

Aqui está um dos segredos para manter um bom casamento seja com ou sem filhos. Mas com certeza com a chegada das crianças esta área sofre grandes riscos.

É muito comum ouvir as desculpas de dor de cabeça ou cansaço depois de um dia longo de cuidados com os pequenos.

Veja Também: Dores de cabeça frequentes merecem atenção

O relacionamento sexual é uma área importante para o homem. Ao contrário da mulher, ele necessita do ato sexual para se livrar das tensões e estresses do dia a dia.

Já a mulher precisa estar com a cabeça limpa, sem preocupações. Esta é uma das grandes diferenças entre homens e as mulheres. Mas o que fazer?

Veja Também: 15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

Isto vai depender totalmente de você. Sabendo que o seu marido possui essa necessidade, você o ama e gostaria de suprir as necessidades dele, certo? Então converse com ele. Programe-se.

Não é necessário que sejam todos os dias, mas conversem e cheguem em um acordo sobre a frequência ideal para ambos e faça que todas as vezes sejam inesquecíveis.

De que forma? Entregando-se totalmente ao momento. Nada de ficar pensando se as crianças estão bem ou nos afazeres do dia seguinte. Viva o momento e aproveite.

Veja Também: O poder da Lingerie

8ª DICA: ACOSTUME O BEBÊ A DORMIR NO PRÓPRIO QUARTO DESDE A PRIMEIRA SEMANA EM CASA

Esta dica esta intimamente ligada a anterior. Não há como o casal ter intimidade com uma criança que dorme no mesmo quarto e pior ainda, na mesma cama.

Aqui a opinião pública se divide. Muitas mães alegam que a criança cresce mais segura, que os cuidados são mais fáceis.

Mas a realidade que a maior segurança que uma criança pode ter é estar sozinha no seu quarto e saber que ali no quarto ao lado os seus pais estão disponíveis para ela, quando ela realmente precisar.

Veja Também: 10 sinais de que você está num bom relacionamento

Mães que ensinaram seus bebês a dormirem em quarto próprio experimentaram a sensação de dormir uma noite inteira sem interrupções, crianças mais independentes no dia a dia (isso não significa que ela nunca mais irá querer saber de você, acredite), crianças mais dispostas ao acordar.

Além do mais, você não precisará fazer malabarismos para satisfazer as necessidades sexuais do casal. Podem usar o próprio quarto de vocês, afinal esta é uma das funções dele.

Veja Também: 10 coisas que os homens pensam, mas não falam

9ª DICA: NÃO CRIE EXPECTATIVAS MUITO ALTAS

família feliz no bom casamento

Seja com relação a você ou com relação ao seu marido, não crie expectativas muito altas. As famílias que você vê nos comerciais de margarina, foram criadas para aquele comercial. Não existem na vida real. Pelo menos não todo o tempo.

Veja Também: 10 atitudes que acabam com qualquer relacionamento

Entenda que tanto você quanto o seu marido possuem limitações, principalmente quando se trata do primeiro filho.

Mas mesmo a partir da segunda gravidez, tudo é novo de novo. Novas preocupações, novos anseios. Assim como você se sente insegura, ele também possui suas próprias inseguranças e dúvidas.

Muitos homens começam a questionar se serão capazes de sustentar a família, de criar os filhos. Para um bom casamento, você deverá apreciá-lo e incentivá-lo para que ele se sinta confiante e vença esses medos.

Veja Também: 6 ideias para comemorar o aniversário de casamento

10ª DICA: PASSEM TEMPO JUNTOS, EM FAMÍLIA

Se você tem um tempo a sós para si, para o seu marido, para os seus filhos e eles tem o tempo deles, aproveitem para fazer programas juntos também.

Desliguem celulares, televisão (a não ser que o programa seja um filme, claro), saiam para passear, enfim, as possibilidades são inúmeras.

Crie o hábito, se ainda não tem, de passarem tempo juntos. Isto com certeza fortalecerá o relacionamento entre pais e filhos e entre o casal. Mais um segredo para o bom casamento.

Veja Também: Como conviver bem com sua sogra

O SEGREDO DO BOM CASAMENTO APÓS O NASCIMENTO DOS FILHOS

A chegada dos filhos pode fortalecer ou destruir um casamento. O resultado final dependerá do esforço do casal em manter um bom casamento.

Muito mais que brinquedos, cursos e viagens, uma das melhores heranças que você pode deixar para os seus filhos é o exemplo de um bom casamento baseado em respeito e mutualidade. São lições que eles levarão para a vida toda.

Para manter o bom casamento, livre-se do stress e desespero quando assunto é seu filho! Não caia no erro da maioria dos pais que tentam “comprar” seus filhos com bens materiais na intenção de conquistar e controlar a criança. Poupe tempo, dinheiro e evite tragédias dando a ele algo que REALMENTE vá fazer a diferença em sua vida.

Veja Também: 8 qualidades que encantam os homens

As crianças de hoje dominam tecnologias mas não seus impulsos. Como ensinar valores importantes como oração, limite e responsabilidade nos dias atuais e garantir que ele trilhe o caminho do sucesso e do bem?

O curso online SEMENTES DO SUCESSO PARA PAIS foi feito pensando nessas e outras questões, para que pessoas capacitadas possam, de forma sábia e prática, através de 20 vídeo-aulas e encontros mensais ao vivo pela internet, pegar na sua mão e ajudá-lo na condução de sua criança.

Adicionar comentário