10 bebidas naturais para tratar as infecções urinárias

Procurando soluções naturais para tratar as infecções urinárias? Então você está no lugar certo, nesta matéria vamos revelar as soluções caseiras para expulsar as bactérias que causam a infecção urinária.

A infecção urinária, ou cistite, atinge mais mulheres do que homens, fato explicado pela localização da uretra, canal por onde sai a urina, que nelas está muito próximo à vagina, região constantemente exposta a bactérias.

Pesquisas indicam que 1 em cada 5 mulheres sofre desse mal, no mínimo, uma vez por ano. Apesar de simples, a infecção urinária pode causar sérios danos aos rins se não for devidamente tratada.

Por isso, é importante procurar auxílio médico, se perceber que os sintomas não demonstram sinais de melhora espontânea em um período de, até, cinco dias.

aprenda tratar infecções urinárias naturalmente

A infecção urinária tem como principais sintomas ardência ao urinar, ida com maior frequência ao banheiro e dores na região do abdômen inferior. Em casos mais graves pode haver também febre, enjoo, tremores, diarreia e crises de vômito.

Um método eficiente para ajudar a melhorar a infecção é ingerir bastante líquido, para aumentar a circulação na bexiga e nos rins e eliminar as bactérias ruins que estão causando a infecção.

Conheça a seguir 10 bebidas naturais que auxiliam no tratamento de infecções urinárias e que ajudam a combater as causas do problema.

Veja Também: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

1 – Água

Parece senso comum, mas não existe remédio mais eficaz para tratar as infecções urinárias do que a água.

Isso porque ela ajuda a eliminar as impurezas do corpo, irrigando os rins e a bexiga, incentivado o seu esvaziamento e eliminando bactérias.

Assim, a urina é eliminada cada vez mais limpa, pois não há tempo de acumular tantas impurezas.

É importante que a pessoa que sofre de infecção urinária beba, pelo menos, 3 litros de água por dia e não segure a urina, indo ao banheiro quantas vezes for necessário, para evitar complicações e acelerar a recuperação.

Veja Também: 5 maneiras geniais para você beber mais água

2 – Água de Coco com óleo de coco

O óleo de coco oferece inúmeros benefícios à beleza e à saúde e é excelente também para tratar as infecções urinárias, pois fortalece o sistema imunológico e combate fungos e bactérias.

Já a água de coco, além de fornecer hidratação ao corpo, é um diurético natural que realiza uma potente limpeza nos rins, eliminando as impurezas causadas pela infecção.

Para preparar esta bebida poderosa, misture uma colher de sopa de óleo de coco extra virgem a uma xícara de água de coco e beba em jejum pela manhã, repetindo o procedimento antes de dormir.

Prefira a água de coco verde, mas se for comprar as de caixinha, fique atenta aos ingredientes, dando preferência às que contêm menos conservantes e que tenham baixo teor de sódio.

Veja Também: 15 coisas que podem acontecer se você comer 1 colher de óleo de coco todos os dias

3 – Chá de Salsa

A salsa tem alto poder antioxidante e uma de suas principais propriedades medicinais é prevenir e aliviar infecções da bexiga e dos rins, sendo também um excelente diurético natural.

Além disso, esta erva é um ótimo antibiótico e, por ser rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, combatendo as bactérias causadoras da infecção urinária.

Para preparar o chá de salsa, basta ferver 250ml de água e adicionar 2 colheres de salsa fresca, deixando repousar, por no mínimo, 5 minutos. Coe e beba o chá em seguida. Se preferir, adoce com mel.

Veja Também: 10 antibióticos naturais que você tem em casa e nem imagina

4 – Água com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui muitas aplicações conhecidas e uma das mais significativas, sem dúvida, é no tratamento de infecções urinárias.

Isso porque o bicarbonato ajuda a controlar o Ph da urina, aliviando os sintomas e o ardor sentido ao urinar.

Para esta bebida, basta dissolver uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água fria ou gelada e beber várias vezes ao dia. Os resultados logo começarão a aparecer.

Veja Também: 8 Receitas Caseiras com Bicarbonato de Sódio

5 – Suco de Cereja

A cereja é muito conhecida por ser rica em vitamina C e em substâncias antioxidantes, como os taninos.

Tanto os seus frutos, como suas folhas e talos, são utilizados no combate a infecções urinárias e na eliminação das toxinas acumuladas com o problema.

Os flavonóides, também presentes na cereja, ajudam a aliviar a inflamação e as dores sentidas ao urinar.

Para preparar o suco, basta bater 100g de cerejas sem caroço com 200 ml de água no liquidificador. Beba em seguida.

Veja Também: Bebida potente para aumentar imunidade: Basta 1 copo

6 – Chá de Alho para tratar as infecções urinárias

Estudos recentes revelaram que o alho é extremamente eficaz no combate às bactérias causadoras da infecção urinária.

Isso graças a substância alicina, presente no alho, poderoso antimicrobiano, que combate os germes responsáveis pela infecção.

Você pode prepara o chá, espremendo dois dentes de alho e colocando-os em infusão em 250 ml de água fervente. Deixe descansar, por cerca de dez minutos, antes de beber.

Veja Também: Alho Negro: 4 Razões Convincentes para Comer este Superalimento Todos os Dias

7 – Chá de Urtiga

Rica em minerais, a urtiga é uma planta milenar altamente diurética, que auxilia na limpeza dos rins e na purificação da urina.

Para preparar o chá de urtiga, basta adicionar algumas folhinhas da planta em 200 ml de água fervente e deixar agir por cinco minutos. Beba em seguida.

Veja Também: Fruta proibida pode ajudar a combater o câncer de pulmão

8 – Suco de Pepino

O pepino possui grande efeito calmante e é bastante rico em vitaminas e minerais. Este vegetal também funciona muito bem como diurético, reduzindo as toxinas acumuladas durante a infecção urinária e fortalecendo o sistema imunológico.

O suco de pepino pode ser preparado no liquidificador, batendo um pepino com casca em 250 ml de água. Coe em uma peneira e adoce com mel, bebendo em seguida.

Veja Também: Previna o Alzheimer e a Perda de Memória com um Ingrediente Natural

9 – Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã contém enzimas naturais essenciais para combater as bactérias causadoras das infecções urinárias. Além disso, ele impede que novas bactérias surjam, facilitando o combate à infecção.

O vinagre de maçã, também revitaliza o organismo debilitado pela infecção, por ser altamente rico em vitaminas e sais minerais, ajudando a eliminar as toxinas, prevenindo novas infecções e preservando os rins, mantendo as vias urinárias limpas.

Beba uma colher de vinagre de maçã, duas vezes ao dia, diluído em um copo de água.

Veja Também: 7 Receitas Caseiras de Beleza com Vinagre de maça

10 – Suco de mirtilo

O mirtilo é uma fruta pouco consumida no Brasil, mas já é facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos funcionais e empórios orgânicos.

Este pequeno fruto, também conhecido como blueberry, é rico em antioxidantes, importante no combate às bactérias causadoras da infecção urinária, sendo igualmente poderoso no combate e na prevenção de pedras nos rins.

Para preparar este suco, basta bater no liquidificador 100g de mirtilo, 200 ml de água, suco de 1 limão e mel a gosto. Beba em seguida.

Veja Também: 5 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade e que poucas pessoas sabem

Add Comment